Açoriano Oriental
Mais de metade dos atuais eurodeputados portugueses deixam Parlamento
Mais de metade dos 22 deputados portugueses ao Parlamento Europeu na atual legislatura vão deixar certamente a assembleia na sequência das eleições europeias de 25 de maio, conhecidas que são as listas dos partidos que elegeram eurodeputados em 2009.
Mais de metade dos atuais eurodeputados portugueses deixam Parlamento

Autor: Lusa/AO online

Nas eleições para a legislatura 2014-2019, Portugal elegerá 21 eurodeputados (perde um assento no hemiciclo devido à adesão da Croácia), sendo que 13 dos atuais 22 não surgem nas listas já anunciadas por PSD e CDS-PP, PS, PCP e Bloco de Esquerda, os partidos que há cinco anos conseguiram eleger deputados para a assembleia europeia.

Nos lugares elegíveis da lista da coligação PSD/CDS-PP (agora sob o nome Aliança Portugal), que já assumiu como objetivo a eleição de nove deputados, apenas surgem quatro dos 10 eurodeputados atualmente em funções, designadamente Paulo Rangel (que volta a ser o cabeça de lista), Nuno Melo, Carlos Coelho (recordista absoluto entre os eurodeputados portugueses, em funções desde 1998) e José Manuel Fernandes.

Deixam o Parlamento Europeu os sociais-democratas Maria da Graça Carvalho, Mário David, Nuno Teixeira, Maria do Céu Patrão Neves, Regina Bastos e o democrata-cristão Diogo Feio.

Relativamente ao PS, cuja lista às eleições de maio foi anunciada na terça-feira, da delegação de sete deputados atualmente em funções, cinco deixam o Parlamento: os “históricos” Edite Estrela e Capoulas Santos (abandonam a assembleia após 10 anos), Vital Moreira, que foi cabeça de lista há cinco anos, Correia de Campos e Luís Paulo Alves.

Numa lista que praticamente garante a reeleição de Elisa Ferreira (quarta) e Ana Gomes (sexta) – que vão assim a caminho do terceiro mandato (ambas são deputadas ao Parlamento Europeu desde 2004) -, há ainda a particularidade de se poder assistir a dois regressos, designadamente de Francisco Assis (o cabeça de lista socialista, que foi eurodeputado entre 2004 e 2009) e Manuel dos Santos, embora o antigo vice-presidente do PE (que também cumpriu a legislatura anterior) surja somente em nono na lista do PS.

Já quanto ao Bloco de Esquerda, que em 2009 elegeu três deputados – um dos quais, Rui Tavares, viria a abandonar a delegação e o grupo político da Esquerda Unitária, passando para os Verdes -, Marisa Matias surge como cabeça de lista, devendo cumprir assim o seu segundo mandato, mas Alda Sousa (que substituiu o falecido Miguel Portas) não é candidata, surgindo nos segundo e terceiro postos da lista dos bloquistas os independentes João Lavinhas e Cláudio Torres.

Rui Tavares, por seu lado, fundou entretanto o partido Livre, desconhecendo-se ainda se se apresentará às eleições europeias.

Por fim, a CDU, que em 2009 elegeu dois deputados, apresenta nos dois primeiros lugares da lista às eleições os dois atuais eurodeputados, João Ferreira e Inês Zuber (ambos do PCP), surgindo em terceiro Miguel Viegas (também do PCP), sem nenhuma anterior passagem pelo hemiciclo europeu, e apenas no quarto uma representante dos Verdes, Manuela Cunha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados