Açoriano Oriental
Mais de meio milhão de atendimentos em 2015 nas lojas RIAC nos Açores
O vice-presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que no ano passado foram feitos 580 mil atendimentos nas lojas RIAC.
Mais de meio milhão de atendimentos em 2015 nas lojas RIAC nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

“Só no último ano, a RIAC prestou 580 mil atendimentos a açorianos, ou seja, em média, cada açoriano recorreu mais de duas vezes por ano aos serviços da RIAC”, afirmou Sérgio Ávila, na inauguração de mais um espaço desta rede na Casa do Povo da Guadalupe, em Santa Cruz da Graciosa, no âmbito da visita estatutária que o executivo açoriano termina hoje à Graciosa.

O vice-presidente considerou que este “é, sem dúvida, um projeto de imenso sucesso, uma ideia inovadora que surgiu nos Açores e que tem como grande conceito a possibilidade de inverter a tradicional relação entre o cidadão e a administração”.

“Por um lado vai ao encontro do cidadão, instalando-se nas localidades para que não seja o cidadão a procurar a administração, mas seja a administração a ir ao encontro do cidadão”, continuou Sérgio Ávila.

O governante realçou ainda que “em vez de a administração se dividir e obrigar o cidadão a ir a diversos serviços para responder às suas necessidades”, com a plataforma tecnológica existente, em cada uma das lojas é dada resposta “à prestação de mais de 300 serviços”, das administrações local, regional e central, e, igualmente, de empresas privadas que prestam serviços de interesse público.

Sérgio Ávila informou que a rede RIAC, atualmente com 53 lojas distribuídas pelos 19 concelhos do arquipélago, vai dispor de mais dois espaços este verão, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e na Fajã Grande, nas Flores.

Em Ponta Delgada, a futura loja desta rede ficará instalada nas antigas instalações do centro de saúde, no centro histórico.

A primeira loja RIAC abriu nos Açores em 2004 e a rede tem hoje 134 colaboradores.

Nestes espaços é possível, por exemplo, fazer documentos de identificação pessoal ou do carro e aceder a serviços da Segurança Social, de saúde ou relacionados com o pagamento de contas de serviços públicos.

 

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