Açoriano Oriental
Mais de 924 mil aves abatidas no Japão devido a surto de gripe aviária
O número de aves abatidas no Japão devido ao recente surto de gripe aviária ascende a mais de 924 mil, depois de hoje mais 92 mil galinhas terem sido mortas no sudoeste do arquipélago.

Autor: Lusa/AO Online

As aves foram mortas na cidade de Nankan, na província de Kumamoto, depois de meia centena de animais terem sido encontrados mortos e de o vírus da gripe aviária ter sido detetado em cinco dos cadáveres e em duas galinhas vivas, informou hoje a agência de notícias japonesa Kyodo.

O governo de Kumamoto proibiu ainda o transporte de aproximadamente um milhão de aves em instalações num raio de dez quilómetros do centro afetado.

O Japão encontra-se sob o nível máximo de alerta devido ao vírus da gripe aviária desde o final de novembro, altura em que foi detetada a estirpe H5N6, muito contagiosa, em diferentes pontos do arquipélago.

Além de Kumamoto foram também detetados casos em Niigata (oeste), Aomori (noroeste), Hokkaido (norte) e Miyazaki (sudoeste).

O vírus também foi encontrado em cisnes mortos do zoológico de Akita (norte de Honshu, a principal ilha do Japão) e no de Nagoya (centro), bem como na província de Kagoshima (na ilha meridional de Kyushu).

Trata-se da primeira vez que o vírus reaparece no Japão desde finais de 2014.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados