Açoriano Oriental
Mais de 600 homens combatem três fogos, o mais grave na Guarda
Mais de 600 operacionais, apoiados por cerca de 200 veículos, combatem esta manhã três incêndios, o mais grave dos quais no concelho do Sabugal, na Guarda, com duas frentes ativas, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Mais de 600 homens combatem três fogos, o mais grave na Guarda

Autor: Lusa / AO online

 

O incêndio que lavra em Sortelha, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, teve início às 02:36 de hoje, estando a ser combatido por 379 operacionais, apoiados por 126 veículos, um helicóptero e dois aviões.

Os outros dois fogos ativos lavram no distrito de Vila Real.

Um deles em Santa Eugénia, no concelho de Alijó, com duas frentes ativas, que teve início pelas 13:13 de sábado e encontra-se a ser combatido por 171 operacionais, 50 veículos, um helicóptero e dois aviões.

O outro fogo deflagrou às 15:11 de sábado em Possacos, concelho de Valpaços, e está neste momento a ser combatido por 93 operacionais, apoiados por 31 veículos terrestres e um helicóptero, tendo apenas uma frente ativa.

Enquanto estes incêndios consomem mato a norte do país, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o tempo dê tréguas e uma possível ajuda no combate às chamas, já que é esperada chuva em todo o país.

Segundo o IPMA, nas regiões do Norte e Centro o céu vai estar geralmente muito nublado, esperando-se períodos de chuva, em especial no Minho e Douro Litoral a partir da tarde.

O vento será fraco a moderado, soprando moderado a forte durante a tarde, e as temperaturas vão descer, em especial nas regiões do interior.

Quanto ao Sul, o céu também vai ter períodos de muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do meio da tarde, com períodos de chuva fraca ou chuvisco para o final do dia.

O vento vai soprar em geral fraco, acompanhado de uma ligeira descida da temperatura máxima.

Para a Grande Lisboa, o IPMA prevê igualmente períodos de céu muito nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca para o final do dia, e uma pequena descida da temperatura máxima.

Já o Grande Porto, vai ter céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, em especial a partir da tarde, vento fraco de manhã, moderado a forte durante a tarde, e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas vão oscilar entre os 15ºC e os 25ºC em todo o país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados