Açoriano Oriental
Mais de 500 candidaturas a novos fundos europeus nos Açores em duas semanas
O Governo dos Açores revelou que 517 projetos de investimento privado, com um valor global de 175 milhões de euros, candidataram-se a cofinanciamento europeu na primeira fase de operacionalização do novo Quadro Comunitário de Apoio na região.
Mais de 500 candidaturas a novos fundos europeus nos Açores em duas semanas

Autor: Lusa/AO Online

 

Os Açores abriram a primeira fase de candidaturas a fundos europeus do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 em meados de janeiro e, ao longo das duas semanas em que decorreu o processo, foram apresentados 517 projetos de investimento, que preveem a criação de 1.280 novos postos de trabalho até ao final de 2016, revelou o vice-presidente do executivo regional, Sérgio Ávila, numa conferência de imprensa em Ponta Delgada.

Esta primeira fase contemplava candidaturas a fundos europeus ainda no âmbito do sistema regional de incentivos à iniciativa privada SIDER e Empreende Jovem, tendo os projetos que vierem a ser aprovados de ser concretizados obrigatoriamente até ao final de 2016.

A segunda fase de candidaturas aos novos fundos europeus destinados aos Açores abre na próxima semana, mas já ao abrigo do novo sistema de incentivos Competir+, entretanto aprovado pelo executivo regional, e que vigorará até 2020.

Segundo Sérgio Ávila, 331 dos projetos apresentados terão aprovação imediata, por as candidaturas estarem totalmente completas. As restantes, que têm alguns "documentos em falta" deverão ser aprovadas "num curto espaço de tempo", afirmou.

Sérgio Ávila considerou "espetacular" a adesão dos empresários a esta primeira fase de candidaturas, sublinhando que os valores que envolvem os projetos apresentados são o dobro da média dos últimos anos.

Os projetos preveem um investimento total de 175 milhões de euros nos próximos dois anos, sendo os apoios públicos 94 milhões de euros, 19 milhões dos quais a fundo perdido.

Desses projetos, 341 (74,7 milhões de euros) correspondem ao sistema Empreende Jovem, ou seja, "novos empresários", indiciando uma "eventual renovação do tecido empresarial regional", segundo o vice-presidente do Governo açoriano.

O turismo "é a grande área" abrangida pelas candidaturas e as duas ilhas com mais projetos apresentados são S. Miguel e o Pico, revelou ainda Sérgio Ávila.

O governante açoriano reconheceu que "há sempre um risco" de alguns investimentos não se concretizarem, por diversos motivos, mas sublinhou que, por exemplo, a banca, até por causa das intervenções do Banco Central Europeu, está mais disponível para conceder créditos aos investidores privados do que há um ano.

Sérgio Ávila considerou, a este propósito, que o Governo Regional fez a sua parte para agilizar este processo, reiterando que os Açores são a única região do país que está já a operacionalizar o novo Quadro Comunitário de Apoio. Além disso, garantiu que haverá um "reembolso imediato" das despesas validadas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados