Açoriano Oriental
Mais de 50 mil pessoas usufruíram de visitas gratuitas aos faróis no ano passado
Mais de 50 mil pessoas usufruíram, ao longo do ano passado, da abertura dos faróis a visitas gratuitas, que têm, desde hoje, o horário alargado para dar resposta à crescente procura durante o período de verão
Mais de 50 mil pessoas usufruíram de visitas gratuitas aos faróis no ano passado

Autor: LUSA/AO online

Os faróis encontram-se abertos a visitas, sem necessidade de marcação e de forma gratuita, às quartas-feiras à tarde, funcionando entre as 14:00 e as 17:00 no horário de verão, que foi alargado em duas horas, desde hoje e até ao final do mês, até às 19:00.

A Autoridade Marítima Nacional e a Direção de Faróis justificam o alargamento do período de abertura com o aumento do número de visitantes durante o verão.

Segundo dados facultados à agência Lusa pela Autoridade Marítima Nacional, os visitantes têm aumentado.

O número de visitantes registados nos primeiros sete meses de 2016 (33.150) supera já o balanço de todo o ano de 2012 (28.107) e do de 2013 (29.027).

A iniciativa foi lançada em outubro de 2011 e pretende dar a conhecer a história, património e atividade dos faróis e faroleiros.

Esse número aumentou para 41.208 em 2014 e para 51.291 no ano passado.

Os três faróis mais visitados são o Farol de Aveiro, o Farol de Leça e o Farol do Cabo de São Vicente.

Em agosto encontram-se abertos no continente os faróis de Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Sines, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Alfazina, Santa Maria e Vila Real de Santo António.

Nos Açores, a iniciativa estende-se aos faróis de Ferraria, Arnel, Cintrão, Gonçalo Velho, Ponta Garça, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Albarnaz, Lajes das Flores e Ponta do Topo.

Na região autónoma da Madeira estão abertos ao público o farol da Ponta do Pargo e São Jorge.

No inverno, a iniciativa funciona entre as 13:30 e as 16:30.

A Direção de Faróis conta com 30 faróis no continente, 16 nos Açores e sete na Madeira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados