Açoriano Oriental
Mais de 100 mil polícias em prontidão para Ano Novo em França
Mais de 100 mil polícias estão destacados para trabalhar na noite de Ano Novo em França, anunciou hoje o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, devido ao alerta de possíveis atentados terroristas, ainda que, referiu, não haja "uma ameaça concreta"
Mais de 100 mil polícias em prontidão para Ano Novo em França

Autor: LUSA/AO online

Em declarações à imprensa, citadas pela agência espanhola EFE, Cazeneuve reconheceu que a ameaça terrorista continua a ser “elevada” nas capitais europeias, pelo que a mobilização das forças de segurança em França será “excecional”.

O dispositivo policial montado para esta noite será particularmente extenso na região de Paris, particularmente na zona dos Campos Elísios, epicentro das celebrações de Ano Novo, e onde estarão em patrulha 1.700 polícias e ‘gendarmes’.

Na Bélgica seis pessoas foram detidas esta manhã, na sequência de novas operações policiais na zona de Bruxelas, anunciou a Procuradoria, que revelou também a manutenção da prisão preventiva dos homens que planeavam ataques a “locais emblemáticos” da cidade no Ano Novo.

Um homem, de 22 anos, foi detido na quarta-feira, em Bruxelas, numa operação no âmbito dos atentados de 13 de novembro, em Paris, divulgaram hoje as autoridades belgas.

O homem, acusado de terrorismo, foi detido na comuna de Molenbeek, onde se têm multiplicado detenções relacionadas com os ataques que mataram 130 pessoas no mês passado.

A operação ocorreu na mesma casa alvo de buscas três dias depois de 13 de novembro, as quais terão revelado indícios da presença de Salah Abdeslam, um dos principais suspeitos dos ataques de Paris e que continua a monte, segundo a cadeia televisiva e radiofónica RTBF.

Por seu lado, o jornal Het Laatste Nieuws indicou tratar-se de uma casa de um familiar próximo de Abdeslam e de onde terão partido cinco pessoas para a Síria.

O anúncio da 10.ª detenção neste processo acontece um dia depois do cancelamento do fogo-de-artifício e das celebrações do ano novo nas ruas do centro de Bruxelas, embora o nível de ameaça continue em três, numa escala de quatro.

Esta semana decorreram várias operações policiais, que resultaram em duas detenções por suspeita de planeamento de ataques na capital belga e uma outra relacionada com os atentados de Paris.

A Bélgica mantém o nível três de alerta, que inclui uma vigilância maior em ocasiões de concentração de pessoas, tendo o último Conselho de Ministros decidido prolongar a presença de militares nas ruas até 20 de janeiro.

Nas esquadras policiais o nível foi aumentado, até 04 de janeiro, por terem sido apontadas como possíveis alvos de ataques.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados