Açoriano Oriental
Maioria dos invisuais não sabe ler braille
Existem cerca de três mil invisuais residentes nos Açores, mas apenas 20 sabem ler em braille, escrita que permite aos cegos através do tacto reconhecer o conteúdo dos textos.

Autor: Daniela Correia Braga
Segundo Virgínio Bento, presidente da delegação açoriana da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), há aproximadamente cerca de três mil pessoas com falta de visão na Região, o que no seu entender é um número muito elevado.

O presidente lamenta que de entre todas essas pessoas apenas 20 saibam ler braille: “infelizmente as pessoas não procuram a associação para aprender braille e isso está errado”, disse.

Virgínio Bento referiu que uma das grandes dificuldades sentidas pelos invisuais está relacionada com o facto de as cartas emitidas por entidades públicas não serem enviadas em braille: “para pagar a água ou a luz recebemos o recibo normal (...) Isso está mal! Como é que uma pessoa cega vai saber o que tem a pagar?”, pergunta indignado Virgínio Bento, exemplificando que ontem pagou com multa a conta da água.


Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de Terça-Feira, Dia 05 de Janeiro de 2009
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados