Maioria dos alemães acredita na união da Europa

Maioria dos alemães acredita na união da Europa

 

Lusa/AO Online   Internacional   11 de Dez de 2011, 14:42

A maioria dos alemães acredita que a União Europeia vai manter-se unida, de acordo com uma sondagem divulgada hoje, apesar do veto britânico às decisões dos parceiros, que preocupa, no entanto, alguns dirigentes da maior economia europeia.

Num inquérito levado a cabo a mil pessoas na quinta e sexta-feiras para o jornal “Bild am Sonntag”, 60 por cento das pessoas questionadas responderam ‘não’ à pergunta “Acredita que a União Europeia a 27 se vai desintegrar”, apesar de um terço (33 por cento) dos inquiridos acreditar que essa é uma possibilidade concretizável.

O veto britânico à modificação dos tratados europeus para aumentar a disciplina orçamental preocupa bastante a imprensa alemã deste fim-de-semana.

Nas colunas do “Bild am Sonntag”, o eurodeputado Martin Schulz, presidente eleito do Parlamento Europeu, disse ter “dúvidas de que o Reino Unido permaneça na União Europeia”.

“A União Europeia pode passar sem o Reino Unido, mas sem a União Europeia, o Reino Unido vai ter graves problemas”, afirmou o líder dos deputados socialistas europeus.

“Lamento que os nossos amigos britânicos não queiram fazer parte de uma nova Europa estável, e que só pensem nos seus próprios benefícios”, disse, por seu lado, o presidente do grupo parlamentar conservador em declarações ao jornal "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung".

O ministro alemão da Economia, o liberal Philipp Rösler, disse acreditar que Londres “vai reconhecer mais cedo ou mais tarde que o caminho para uma União de estabilidade é o melhor”, numa entrevista dada ao jornal "Bild am Sonntag".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.