Açoriano Oriental
Ambiente
Maioria das zonas balneares com água de qualidade excelente
A avaliação da qualidade da água nas 56 zonas balneares dos Açores neste ano concluiu que 53 são ‘excelentes” e as restantes três são ‘boas’, não existindo nenhuma classificada como ‘aceitável’ ou ‘má’.
Maioria das zonas balneares com água de qualidade excelente

Autor: Lusa/AO Online
“Isto demonstra que o mar dos Açores tem uma qualidade inquestionável e que há um compromisso assumido e respeitado por parte das entidades gestoras, cumprindo a garantia estabelecida perante a Comissão Europeia de uma consistente manutenção das condições de usufruto de cada água balnear ao longo dos anos”, afirmou Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar.

Frederico Cardigos comentava os dados relativos à avaliação que é feita no final de cada época balnear aos locais que, nos termos da legislação europeia, são considerados aptos como zona balnear.

Esta avaliação envolve um conjunto de dados sobre a qualidade das águas recolhidas durante a época balnear que terminou e as referentes às duas ou três épocas balneares anteriores, num mínimo de 16 amostras.

No caso dos Açores, os resultados obtidos indicam que 95 por cento das águas das zonas balneares do arquipélago obtiveram a classificação de ‘excelente’.

“Os Açores podem congratular-se com a qualidade das suas águas balneares, uma vez que 100 por cento são utilizáveis”, frisou o director regional dos Assuntos do Mar, citado numa nota do gabinete de comunicação do executivo açoriano.

Frederico Cardigos salientou que as zonas balneares do arquipélago, “além de serem locais fantásticos, dão garantias de qualidade e segurança”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados