Açoriano Oriental
Maior túnel lávico da ilha de São Miguel ecoa poesia no Dia Mundial da Terra
A Gruta do Carvão, o maior túnel lávico da ilha de S. Miguel, nos Açores, acolhe pela primeira vez um recital de poesia, um "evento inédito" para celebrar o Dia Mundial da Terra, anunciou hoje a organização.
Maior túnel lávico da ilha de São Miguel ecoa poesia no Dia Mundial da Terra

Autor: Lusa/AO Online

“Poesia de facto é a primeira vez que vamos ter. Música já tivemos duas atuações. Decidimos agora tentar novas atividades dentro da mesma índole, mas com variantes diferentes”, afirmou à Lusa Diogo Caetano, da Associação Ecológica Amigos dos Açores, entidade que gere a Gruta do Carvão.

A Gruta do Carvão, considerada uma das joias da vulcanoespeleologia dos Açores, localiza-se na zona poente da cidade de Ponta Delgada, numa extensão total superior a 2.000 metros de comprimento, divididos por três troços, mas dos quais menos de 200 são visitáveis.

O espetáculo, composto por poesia e dança, vai decorrer nos dias 22 e 24 de abril (terça e quinta-feira), pelas 21:00 locais, e dadas “as limitações de espaço” no interior da gruta, será limitado a um número reduzido de público.

“A entrada terá o mesmo preço das visitas diárias, quatro euros, sendo que os sócios não pagam”, disse Diogo Caetano, acrescentando que “não há grandes requisitos” para quem for assistir, apenas “terá de usar um capacete”.

Esta gruta, classificada como Monumento Natural Regional em 2005, possui uma altura máxima de seis metros e uma largura que atinge os 13 metros.

Segundo disse Diogo Caetano, o espetáculo a cargo de Amélia Lopes e Joana Luís, com duração prevista de 50 minutos, vai decorrer numa plataforma de cimento existente na entrada da gruta, onde haverá cadeiras, sendo que a temperatura deverá estar entre 16/17 graus.

“A gruta tem cinco a dez mil anos e grande parte dos seus sítios apresentam-se muito bem conservados, resultado da estrutura que possui. Perante cinco a dez mil anos de sismos, a maior parte das casas teria ruído, mas a gruta é uma estrutura natural bastante consolidada”, afirmou o ambientalista, garantindo que a vibração da voz “não vai afetar a gruta”.

Diogo Caetano, que recordou outros dois concertos de música que já decorreram na gruta, referiu que “desde que sejam atividades culturais adequadas”, é possível realizar eventos neste local, com “um número reduzido de artistas e um número restrito de público”.

Para comemorar o Dia Mundial da Terra e do Património Geológico, na terça-feira, as visitas à Gruta do Carvão, muito visitada por turistas, serão gratuitas entre as 9:30 e as 11:30.

A Gruta do Carvão foi formada por um rio de lava que escorreu de uma erupção na zona da Serra Gorda há mais de cinco mil anos, que é a idade dos depósitos que cobrem a cavidade, e há menos de 11 mil anos, data do depósito de carvão que se encontra por baixo da gruta.

Nos Açores, estão inventariadas mais de 200 cavidades naturais, tubos de lava e algares vulcânicos, algumas dos quais com vários quilómetros de caminhos subterrâneos, espalhadas pelas ilhas do Pico, Terceira, São Miguel, São Jorge e Graciosa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados