Açoriano Oriental
Espanha
Madrid vai investigar causas de batalha campal do fim-de-semana
A presidente do Governo regional de Madrid (Espanha) anunciou esta sexta-feira a criação de uma comissão de investigação que, “com urgência”, vai procurar perceber as causas da batalha campal do fim-de-semana que deixou 10 policias feridos e 20 pessoas detidas.

Autor: Lusa/AO Online

Esperanza Aguirre manifestou-se preocupada com os incidentes “gravíssimos” do fim-de-semana que ocorreram na vila de Pozuelo de Alarcon, nos arredores de Madrid, a região de Espanha com o rendimento per capita mais elevado do país.

Em declarações aos jornalistas, confirmou que vai ser criada uma comissão que pretenderá perceber o que ocorreu e prevenir incidentes como este, que classificou sem precedentes, especialmente pelo facto de ter havido uma tentativa de assalto à esquadra policial da localidade.

Os confrontos, que duraram várias horas, alargaram-se a várias zonas da cidade, obrigando a polícia municipal a solicitar reforços de Madrid, tendo chegado a estar envolvidos agentes da brigada especial Centauros, que normalmente trabalha nas zonas mais problemáticas da noite madrilena.

Carros da polícia queimados, mobiliário urbano destruído e um ataque à própria esquadra da polícia marcaram as mais de três horas de confrontos, durante os quais chegaram a estar envolvidos centenas de jovens.

Centenas de jovens estavam na zona do recinto onde decorriam as festas a participar em “bottellones”, a tradição espanhola dos mais jovens se concentraram em locais públicos a beber.

A situação mais crítica ocorreu quando cerca de 200 pessoas tentaram assaltar a esquadra da Polícia Nacional de Pozuelo, procurando saltar a vedação enquanto apedrejavam o edifício.

Os agentes policiais chegaram a disparar balas de borracha tentando dispersar o grupo que já antes tinha atingido vários agentes, pontapeando e atacando pelo menos três, que caíram ao solo.

Para Esperanza Aguirre, é preciso “adoptar todas as medidas necessárias” para que se evitem incidentes destes.

“Creio que é a primeira vez que jovens, a maioria menores, decidem assaltar uma esquadra. É um facto gravíssimo e temos que analisar as causas”, afirmou.

Dezenas de vídeos registados pelos jovens foram já colocados na Internet, o que pode ajudar a polícia a identificar os responsáveis.

Para o secretário-geral da União Federal de Polícia (UDF), Alfredo Perdiguero, os pais dos detidos devem ser responsabilizados pelos graves danos causados nos confrontos.

“Os pais dos menores e dos adultos, também jovens, devem ser responsáveis pelo que os seus filhos fizeram e devem consciencializar-se sobre o tipo de educação que lhes estão a dar”, afirmou.

O responsável chegou mesmo a comparar o comportamento, incluindo o ataque à esquadra, com “kaleborroka”, a prática de ataques de rua no País Basco.

“Que num dia de festa alguns perturbados montem este tipo de coisa, inclusive atacando uma esquadra, não tem explicação”, disse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados