Açoriano Oriental
Madeira com neve nas montanhas e dez vezes menos chuva do que seria normal para a época
A vaga de frio chegou à Madeira, tendo ocorrido hoje queda de neve nos pontos mais altos da ilha, mas a precipitação é dez vezes menos do que o normal para a época.
Madeira com neve nas montanhas e dez vezes menos chuva do que seria normal para a época

Autor: Lusa / AO online

 

"Em dezembro de 2014 e janeiro de 2015, no Funchal, choveu aproximadamente dez vezes menos do que seria o normal", disse à Lusa Vítor Prior, diretor do Observatório Meteorológico do Funchal, sublinhando que a chuva tem sido escassa em particular na costa sul da Madeira e nas regiões montanhosas.

"No Funchal, foram registados apenas 16,1 mm em dezembro de 2014 e 6,3 mm em janeiro de 2015, quando os valores normais são 109,4 mm e 90,6 mm respetivamente", salientou.

Também no Pico do Areeiro (1818 metros) a quantidade de precipitação registada foi cerca de 25% do valor normal para aqueles dois meses, ao passo que em Santana (no norte da ilha) e no Porto Santo foi de cerca de 50% do normal.

"Os reduzidos valores da precipitação nestes dois meses estão associados à presença continuada do anticiclone dos Açores, o qual tem bloqueado a aproximação e passagem de superfícies frontais no arquipélago da Madeira, às quais estão associados os valores normais da quantidade e do número de dias com precipitação", explicou Vítor Prior.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referem que, ao longo do dia, as temperaturas no Funchal oscilarão entre 12º e 17º C e que a queda de neve nas zonas montanhosas vai prolongar-se até segunda-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados