Açoriano Oriental
Luso-canadiano pede a empresários que apoiem mais promoção da cultura portuguesa no Canadá
O empresário Manuel da Costa disse hoje à agência Lusa, em Toronto, que os empresários luso-canadianos devem seguir o seu exemplo e fazer um esforço na "promoção da cultura portuguesa no Canadá".
Luso-canadiano pede a empresários que apoiem mais promoção da cultura portuguesa no Canadá

Autor: Lusa/AO Online

Manuel da Costa foi um dos galardoados, no sábado à noite, com O Prémio de Mérito ‘Damião da Costa' da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas no Ontário (ACAPO).

O Jantar de Gala inseriu-se nas comemorações da Semana de Portugal 2016, e atribuiu ainda 19 bolsas de estudo a jovens lusodescendentes.

"Este galardão, espero que sirva de exemplo para que outros sigam e façam um esforço na promoção da nossa cultura no Canadá", afirmou o empresário natural de Castelo do Neiva (Viana do Castelo).

Responsável por obras como o Museu dos Pioneiros Portugueses e pelo Passeio da Fama de Luso-canadianos em Toronto, ambos localizados em Toronto, Manuel da Costa reconheceu que o prémio representa o esforço que desenvolveu para divulgar a cultura portuguesa.

"Quando uma pessoa faz as coisas por amor, não precisa de reconhecimento. Acho muito importante que as pessoas daqui compreendam e saibam quem somos. Daí é importante promovermos a nossa cultura", afirmou.

Para Manuel da Costa, a promoção da cultura portuguesa "é vital para o futuro num país que aceita facilmente outras culturas".

Além do empresário, também foi reconhecida com o Prémio ‘Damião da Costa’ Maria Melo, voluntária há 33 anos da Associação Cultural do Minho.

"Não sei se mereço, mas se o deram, foi porque mereço. Acho que ainda não fiz o que chegasse, tenho feito sempre um trabalho voluntário por amor à camisola", justificou.

A emigrante de Arcos de Valdevez (Viana do Castelo) pretende continuar a ser voluntária "enquanto estiver com sangue nas veias".

O mais importante é "conviver com pessoas da terceira idade, dar-lhes carinho, passar tempo com eles", diz.

O presidente da ACAPO, Joe Eustáquio, considera que atribuição das bolsas de estudo "é um investimento para o futuro", a reconhecer o "mérito no trabalho que as associações têm desenvolvo".

Foram distribuídas 16 bolsas de estudo, mais três categorias especiais, entregues pelos filiados na ACAPO.

Ruben Marques, de 14 anos, frequenta atualmente o ensino secundário, e não tem dúvidas que a bolsa vai ajudá-lo a cumprir o seu sonho em ser "polícia".

Também Joanna Assunção, aluna do ensino secundário, tem aspirações em ser veterinária, o que se torna mais possível agora com o patrocínio da bolsa.

Foram entregues três bolsas de estudo especiais, denominadas por Damião da Costa (Noah Ganhão) e por Armando ‘Rilhas', dividida por duas categorias ‘Música' (Jennifer Bettencourt) e Desportivo (Katrina Fernandes), patrocinadas.

Jennifer Bettencourt, uma jovem fadista de 30 anos, espera agora com esse apoio financeiro da bolsa, "lançar em breve seu primeiro CD de fado".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados