Açoriano Oriental
SATA Rallye Açores
Luís Rego vai lutar para ser o melhor açoriano
A estrear o EVO IX e a realizar a primeira prova da época, Luís Rego quer subir ao pódio de pilotos do “regional”. (Com Vídeo)
Carregando o video...

Autor: Arthur Melo
Arranca hoje mais uma edição da prova rainha do automobilismo açoriano, este ano com um grande lote de pilotos nacionais, regionais e estrangeiros, numa organização do Grupo Desportivo Comercial.
O SATA Rallye Açores de 2008 inicia-se com a Superespecial - Grupo Marques (1) hoje, pelas 18h23m, sendo que antes tem lugar o Shakedown na Candelária.
Muitos são os pilotos açorianos que querem vencer a prova e de entre eles Luís Rego não é excepção.
Na estreia do Mitsubishi Lancer EVO IX - na decoração leva as cores do “Açoriano Oriental” e  da “Rádio Comercial dos Açores/TSF” -, a dupla Luís Rego/Ricardo Rodrigues tem por objectivo subir ao pódio no lote de pilotos dos Açores, mas acima de tudo chegar ao fim da prova, como afirmou o piloto micaelense em declarações à Rádio Açores TSF: “Primeiro queremos terminar a prova, porque esta é extremamente longa, recheada de grande nomes, e este ano temos um grande lote de pilotos regionais, nacionais e estrangeiros”, frisando que “a minha luta irá para ser o melhor açoriano”, o que até  já conseguiu em provas anteriores.
No entanto Luís Rego parte para o SATA Rallye Açores 2008 em desvantagem relativamente aos restantes pilotos do Campeonato dos Açores de Ralis, porque esta é a sua primeira prova da temporada e até  vai estrear um carro novo - o EVO IX.
Por isso o piloto tem que “começar com algumas cautelas com o carro, ganhar algum ritmo, esperando vir a estar mais à vontade ao longo da prova”.
Sendo o “SATA” uma prova longa, nem sempre disputada ao “sprint”, Luís Rego diz que a regularidade é um factor importante devido às características da mesma.
“Vamos andar da forma que sabemos porque não podemos andar a fundo do princípio ao fim. Temos que andar depressa quando necessário e levantar o pé quando for preciso, por isso é necessário ser regular e, claro, ao longo da prova vamos também modificando a nossa  forma de  andamento para conseguirmos os nossos objectivos”, disse o piloto.

Troços em boas condições
Os reconhecimentos para o SATA Rallye Açores decorreram terça-feira e ontem e de uma forma geral “estão bons”, afirma Luís Rego, explicando que a excepção vai para o troço das Sete Cidades, na manhã de terça-feira, em que “o piso estava muito enlameado devido a alguma chuva. Mas até ao dia da prova, se não chover, o piso ficará bom”.
Nestes dois dias de reconhecimentos o piloto ficou surpreendido “com o piso do troço da Marques, que está em óptimas condições”.
Claro que “há sempre um problema ou outro em alguns pisos, como por exemplo no Pico da Pedra, em que há umas lombas que podiam ser eliminadas. Há umas zonas entre as matas na Marques que estão um pouco degradadas, mas estes são pequenos pormenores que com  toda a certeza serão rectificados até ao início da prova”, finalizou Luís Rego, que parte com o Carro nº 18.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados