Luís Parreirão abandona a SATA e Paulo Menezes assume administração da companhia

Luís Parreirão abandona a SATA e Paulo Menezes assume administração da companhia

 

Lusa / AO online   Regional   30 de Nov de 2015, 20:06

O presidente do Conselho de Administração da SATA, Luís Parreirão, vai deixar o cargo "por razões profissionais, relativas a um projeto empresarial privado", sendo substituído por Paulo Menezes, foi hoje anunciado.

 

Em comunicado, o Governo Regional, detentor do capital da companhia aérea pública açoriana, dá conta da substituição na presidência do Conselho de Administração da SATA, sem indicar nenhuma data concreta, e adianta que o líder do executivo regional já comunicou à presidente do parlamento a alteração, com vista ao processo de audição parlamentar de Paulo Menezes.

Luís Parreirão, que foi secretário de Estado das Obras Públicas de um Governo do socialista António Guterres, assumiu a presidência do Conselho de Administração da SATA em maio de 2014, tendo sido durante a sua gestão que a transportadora aére escolheu os novos aviões de longo curso, os A330, que deverão começar a operar até 15 de janeiro de 2016. (Corrige o nome do novo presidente da administração da SATA, Paulo Menezes em vez de Luís Menezes)

Na altura, o Governo Regional justificou a escolha com o facto de Luís Parreirão ter "uma vasta experiência no setor público na área da Administração Pública e, no setor privado, na área da gestão de empresas, tendo assumido diversos cargos nas respetivas administrações, incluindo presidente e CEO".

O atual conselho de administração do Grupo SATA integra ainda Francisco Franco, Isabel Barata, Francisco Gil e João Bettencourt Soares.

O próximo presidente da SATA, Paulo Menezes é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e detentor do Programa Avançado de Gestão para Executivos, da Universidade Católica Portuguesa.

Fruto da sua atividade profissional, Paulo Menezes é um experiente gestor e um profundo conhecedor do setor do transporte aéreo, em geral, e da SATA, em particular, adianta o executivo.

Desde 2012, Paulo Menezes exerce as funções de gestor público como Presidente do Conselho de Administração da GLOBALEDA, Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A., e é, desde 2013, administrador da ONIAÇORES, Infocomunicações, S.A., tendo sido igualmente administrador da NOVABASE ATLÂNTICO, Sistemas de Informação, S.A., e, entre 2001 e 2004, Presidente da Assembleia Geral da SATA Internacional, S.A..

Entre 1997 e 2004, exerceu as funções de Diretor Regional dos Transportes e Comunicações, com a tutela da área dos transportes aéreos e do Grupo SATA.

Para além destes cargos, desempenhou ainda as funções de Presidente do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia (2008-2012), de Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações (2008-2012) e, entre outras, de Presidente da Comissão Instaladora do Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores (2009).

Nos termos legais, o Presidente do Governo já comunicou à Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores esta alteração, tendo em vista o processo de audição parlamentar de Paulo Menezes.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.