Luís Cabral destaca ganhos conseguidos com projeto implementado pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira

Luís Cabral destaca ganhos conseguidos com projeto implementado pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira

 

Susete Rodrigues/Gacs   Regional   20 de Ago de 2014, 06:33

O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, elogiou o projeto comunitário desenvolvido pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira destinado a determinar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a respetiva avaliação dos ganhos conseguidos.

“Este é o tipo de intervenção consequente, na medida em que não se limita a fazer o diagnóstico, mas procura monitorizar os ganhos conseguidos para conferir se as medidas foram ou não consequentes”, afirmou Luís Cabral, em nota do Gacs, na apresentação dos resultados deste projeto denominado de ‘Cuide do seu coração… Antes que ele deixe de bater!’.

Este projeto, que decorreu entre janeiro de 2012 e maio de 2014, constou de um diagnóstico de saúde feito aos funcionários dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo, destinado a avaliar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, abrangendo 160 pessoas, das quais 138 homens e 22 mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 68 anos.

Os dados apresentados indicam que foi possível no decorrer do projeto, por exemplo, reduzir de 21,9 para 17,5 a percentagem de indivíduos que fuma dentro de casa e reduzir de 25,6 para 15,3 a percentagem de indivíduos que ingere mais de 20 gramas de bebidas alcoólicas por dia.

O trabalho, coordenado pelas enfermeiras Susana Martins e Cecília Couto, permitiu também o início da prática de atividade física diária em 34,0% dos indivíduos e uma redução de 25,0% para 11,7% na percentagem de pessoas que apresentam níveis de stress excessivo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.