Açoriano Oriental
Banca
Lucro do BCP sobe 4% para 210 ME em 2009
O Banco Comercial Português (BCP) deverá registar lucros de 210 milhões de euros no exercício do ano passado, mais 4,3 por cento em termos homólogos, de acordo com a média das previsões dos analistas consultados pela agência Lusa.

Autor: Lusa / AO online
O banco liderado por Carlos Santos Ferreira apresentará os resultados de 2009 na próxima quarta-feira, dia 10, após o fecho do mercado, com as projecções das nove casas de investimento contactadas a apontarem para um resultado líquido que poderá variar entre os 188 milhões de euros e os 224 milhões de euros.

No que toca ao último trimestre do ano passado, a média das estimativas aponta para uma subida homóloga do lucro de 4,7 por cento para 32 milhões de euros.

Numa nota de previsão aos resultados esta segunda-feira lançada por André Rodrigues, analista da Caixa Banco de Investimento, considera que o BCP enfrenta como principais problemas, nomeadamente, "a fraca rentabilidade operacional, o aperto das margens em Portugal e na Polónia, a fraca procura de crédito, a subida das imparidades nos empréstimos e os baixos benefícios da diversificação internacional".

Previsões, com valores em milhões de euros:

Analistas..................Lucro

BES Investimento...........224

KBW........................222

Caixa BI...................212

Banif BI...................212

Santander..................210

Macquire...................209

BPI........................208

Merrill Lynch..............204

Nomura.....................188

Média......................210
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados