Açoriano Oriental
Lotas dos Açores equipadas com sistema de venda eletrónica
O processo de informatização das lotas dos Açores, que permite a venda eletrónica, ficou hoje concluída, com a inauguração das obras de ampliação da Lota de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.
Lotas dos Açores equipadas com sistema de venda eletrónica

Autor: Lusa/AO Online

 

“Fechámos, assim, um ciclo na informatização das nossas lotas, permitindo leilões mais rápidos e eficientes, um passo que pode ser determinante para a valorização dos produtos da pesca e para o aumento do rendimento da comunidade piscatória”, afirmou o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, citado numa nota do Governo Regional.

Na cerimónia de inauguração das obras de requalificação e ampliação da Lota de Vila do Porto, uma obra orçada em 380 mil euros, Fausto Brito e Abreu disse que este investimento dá “melhores condições a todos os marienses que do mar e da pesca fazem a sua forma de vida”.

O governante sublinhou que o investimento na rede de frio da região integra "a estratégia do Governo dos Açores para melhorar as condições de trabalho dos pescadores e dos comerciantes de pescado e melhorar a sua produtividade e rendimentos".

Brito e Abreu disse que já estão completas as obras de construção do Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, em São Miguel, e avançou que, ainda este ano, será lançado o concurso para a intervenção no Entreposto Frigorífico da Madalena, ilha do Pico, arrancando também a obra de requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, no Faial.

As obras em Vila do Porto permitiram dotar a lota de uma área renovada destinada à primeira venda de pescado, outra para a expedição do peixe e ainda uma área para compradores, zonas para armazenamento, além da instalação de uma nova câmara de conservação de produtos refrigerados com capacidade para oito toneladas.

Segundo o executivo açoriano, foi também aumentada a capacidade de armazenamento do pescado que aguarda venda, a produção e capacidade de armazenamento de gelo no interior da lota e foram criadas novas áreas para os serviços administrativos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados