Açoriano Oriental
Pescas
Lota vai ter entreposto de frio em 2010
Prazo foi adiantado por Luís Fernandes, administrador da Lotaçor. Até lá, São Miguel não tem capacidade de armazenar o pescado na quantidade que os barcos precisam.
Lota vai ter entreposto de frio em 2010

Autor: Olímpia Granada

“Julgo que ao longo do próximo ano ‘entramos’ em obra e teremos, no máximo no final do ano, o entreposto de frio em São Miguel,” adiantou esta quinta-feira o presidente do Conselho de Administração da Lotaçor.


Confrontado pela rádio Açores/TSF com as queixas de armadores e pescadores sobre a insuficiente capacidade de frio da lota em Ponta Delgada, Luís Fernandes disse que a “Lotaçor recebeu no ano passado indicações directas do presidente do Governo Reguional no sentido de não só construir um entreposto frigorífico em Sao Miguel que se adeque às necessidades da frota regional, nomeadamente da frota atuneira, como também no sentido de remodelar a rede regional de frio e de fabrico de gelo” .


“Estamos desde o princípio do ano a trabalhar no projecto de entreposto frigorífico de São Miguel  e da remodelação da rede de frio  e contamos dentro de alguns meses, até Setembro ou Outubro,  já colocar as obras a concurso público para serem realizadas”, acrescentou. Até lá,  disse ainda, as embarcações - particularmente os atuneiros - poderão escoar o pescado através da venda em lota, estando a “Lotaçor a tentar intervir no escoamento” em conjunto com os compradores.


A  nova lota em Ponta Delgada (inaugurada há sensivelmente um ano ) não contemplou a construção em simultâneo de um entreposto para conservação de pescado refrigerado.


“Desde que o projecto  foi apresentado, ainda pelo secretário Fernando Lopes - portanto tem muitos anos -, nós consideramos que era fundamental que a Lota de Ponta Degada tivesse um entreposto de frio acupulado,” diz a propósito Liberato Fernandes, da Federação das Pescas.


“É uma falha e no sector das pescas e tem havido muitas vezes falhas estratégicas, por exemplo o caso da instalação do entreposto da Vila do Porto (Santa Maria)  que durante muitos anos não funcionou e agora ‘rebenta pelas costuras’ nos meses de Verão e  está desactivo o resto do ano”, acrescenta o representante do sector. Para Liberato Fernandes, estas situações revelam “uma falta de planeamento estratégico que vem de há 20 anos para cá e nunca foi corrigida”.


O representante do sector diz ainda que a inexistência do entreposto de Ponta Delgada é agravada pelas condicionantes de frio de Vila do Porto. “No mês de Agosto,o entreposto de Vila do Porto fica incapacitado de receber bonito (espécie de atum) que, nessa altura, pesca-se muito a partir de embarcações da pesca artesanal”, diz. Ora, explica Liberato Fernandes, “embarcações de boca aberta e porque a captura ocorre perto de Santa Maria, dirigem-se para lá para descarregar e uma parte do entreposto está ocupado por uma unidade fabril que não está em laboração (Lotinha Insular)”, obrigando-as a vir para São Miguel, provocando perdas do pescado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados