Açoriano Oriental
Londres vai construir muro de quatro metros para travar imigração em Calais
O secretário de Estado da Imigração britânico anunciou hoje que Londres vai erigir um muro no norte do porto francês de Calais para impedir que os imigrantes entrem em camiões e atravessem assim o Canal da Mancha.
Londres vai construir muro de quatro metros para travar imigração em Calais

Autor: Lusa/AO Online

O muro, com um pouco mais que um quilómetro de comprimento e quatro metros de altura, custará cerca de 1,9 milhões de libras (2,3 milhões de euros) e começará a ser construído em finais deste mês, segundo o governante, Robert Goodwill.

“As pessoas ainda estão a entrar. Fizemos valas e agora vamos construir um muro para aumentar a segurança na zona”, disse Goodwill numa sessão da Câmara dos Comuns.

O anúncio do Governo da primeira-ministra Theresa May ocorre dias depois de um grupo de refugiados e imigrantes ter protagonizado vários incidentes em Calais, ao usar troncos de árvores, carrinhos de compras e pedras para deter os veículos e subir a bordo.

Segundo as autoridades britânicas, o muro, que poderá estar concluído no final do ano, será edificado com um betão ligeiramente escorregadio, para que seja mais difícil escalá-lo.

A construção será dividida em duas secções, uma de cada lado da principal via de acesso ao porto, e será adornada com plantas e flores para reduzir o impacto visual no local.

Esta obra faz parte de um plano conjunto de medidas acordadas entre Londres e Paris, dotado com 17 milhões de libras (20,2 milhões de euros), para reforçar a segurança na zona de Calais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados