Açoriano Oriental
Livro de viagem de Natália Correia aos EUA põe em confronto Europa e América

O registo da viagem que Natália Correia fez aos Estados Unidos, em 1950, resultou num livro, agora publicado, que “senta o leitor na mesa do debate lúcido e cru, colocando frente a frente a Europa e os Estados Unidos”

Livro de viagem de Natália Correia aos EUA põe em confronto Europa e América

Autor: Lusa/AO Online

Com texto fixado a partir do exemplar da primeira edição (1951) existente na biblioteca da autora, “Descobri que era europeia”, editado pela Ponto de Fuga, integra alterações feitas por Natália Correia, com vista a uma segunda edição que não chegou a supervisionar, bem como fotografias e reproduções de documentos do seu espólio, incluindo alguns textos inéditos.

Este livro apresenta, em três tempos diferentes – 1950, 1978, 1983 –, e em diversos géneros literários – diário, crónica, narrativa, poesia, oratória –, a descrição e a análise do pensamento e do modo de vida do povo norte-americano, indispensavelmente comparado com a raiz europeia de Natália Correia.

A escritora assina também três “notas de viagem”, de 1950, e um texto de opinião, de 1978, publicados em jornais, bem como um conjunto de textos diarísticos e discursos, estes inéditos, produzidos quando, em 1983, representou o então Presidente da República, Ramalho Eanes, junto das comunidades portuguesas emigradas naquele país.

“Todos esses documentos complementam a presente terceira edição, revista e aumentada, de ‘Descobri que era europeia’, e constituem um todo inestimável, que reitera a afirmação de Natália Correia: ‘Somos estruturalmente diferentes’”, escreve a investigadora, Ângela de Almeida, especialista na obra da poeta, na introdução à obra.

Natália Correia visitou os Estados Unidos da América, em 1950, com apenas 26 anos, levando uma missão incumbida pelo pedagogo e ensaísta António Sérgio: a de se pôr em contacto com Norman Thomas, líder do Partido Socialista norte-americano, com quem António Sérgio mantinha relações, para tentar que este despertasse o interesse da opinião pública norte-americana para a causa da resistência ao fascismo em Portugal.

Dessa viagem, resultou “Descobri que era europeia”, uma caracterização do estilo de vida norte-americano e da grande diferença entre a Europa e os Estados Unidos.

Natália Correia sublinha várias vezes o sentimento de estranheza que se alia ao de desencanto e que deixa a nu o sonho desfeito de uma América que, afinal, não é a “terra prometida”, onde abundam “o leite e o mel”.

Segundo a descrição de Natália Correia, existe uma alma americana, lugar de heterodoxia, que se esconde por baixo da superfície, onde se escondem as mais genuínas etnias e culturas que enformam o ser americano.

O racismo é também um tema central dos escritos de Natália Correia, que dá nota de ter encontrado um país que nasceu com o racismo, desenvolveu-se no racismo e vive no racismo.

A discriminação das mulheres é um tema também abordado, assim como a falta de independência de muitos escritores, que têm de obedecer ao código do ‘bestseller’, a mais completa ausência do belo e da elegância, a descartabilidade do indivíduo num país submerso na racionalidade, a solidão e a marginalização dos imigrantes vencidos e dos idosos.

O olhar de Natália Correia assenta também sobre o “pragmatismo da felicidade”, associado ao ter tudo, “à mais completa morte da individualidade e à mais completa morte da diferença física, emocional, intelectual, cultural”.

Como descreve Ângela de Almeida, “em ‘Descobri que era europeia’, a autora senta o leitor na mesa do debate lúcido e cru, colocando frente a frente a Europa e os Estados Unidos da América”.

Jovem e culta, a poeta escreveu na altura que falta naquele país de passado recente aquilo que enforma a Europa: “Uma Raiz, onde se desenvolve uma cultura estética”.

Na opinião da autora, o verdadeiro passado dos norte-americanos reside na Europa: “É aí que habitam as suas raízes, mas a América prescindiu desse passado”.

É por isso que Natália Correia afirma a “exterioridade dos norte-americanos por oposição à interioridade dos Europeus”.

No centro do debate, está também a subjugação da Europa aos Estados Unidos, que a autora denuncia, afirmando que não acredita na “pureza das intenções dos países empenhados em defender os interesses de outras nações”, e sugerindo o que, sete anos mais tarde, viria a ser o embrião da União Europeia: “A Europa devia reunir-se numa cooperação económica”.

O Centro Cultural de Belém dedica hoje um programa a Natália Correia, que se estende das 15:00 às 19:00, em que será abordada "a intervenção cívica e cultural" da escritora, e o seu "pensamento inovador". Será também recordado o processo que lhe foi movido pela publicação da "Antologia da poesia erótica e satírica", nos anos da ditadura.

Natália Correia nasceu nos Açores, em 13 de setembro de 1923. Morreu em Lisboa, há 25 anos, em 16 de março de 1993.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados