Livro "A menina do mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, premiado no Brasil


 

Lusa/AO Online   Nacional   20 de Mai de 2015, 14:02

O livro "A menina do mar", da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, foi considerado um dos melhores publicados no mercado brasileiro em 2014, revelou a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Aquela fundação brasileira distingue anualmente os melhores livros para jovens e crianças, publicados no mercado brasileiro ao longo de um ano e em quase vinte categorias diferentes.

"A menina do mar", distinguido como melhor obra em língua portuguesa, foi publicado em outubro de 2014 no Brasil pela Cosac Naify, com ilustrações da autora brasileira Veridiana Scarpelli.

A obra, que em Portugal faz parte do Plano Nacional de Leitura, conta a história de um menino, que vive numa casa branca voltada para o mar, que um dia encontra uma menina, pequenina e de cabelos azuis, que estava a dançar com um polvo, um caranguejo e um peixe.

A edição brasileira inclui um glossário "para explicar algumas expressões e vocabulários do português de Portugal" e uma nota bibliográfica de Liliana Jacoto, professora de Literatura Portuguesa em São Paulo.

"A menina do mar", publicado em 1958, é um dos mais conhecidos textos de Sophia de Mello Breyner Andresen para a infância. Ao longo de mais de 50 anos, teve várias reedições, ilustrado por artistas como Sarah Affonso, Armando Alves, Luís Noronha da Costa e, mais recentemente, Fernanda Fragateiro.

Os livros que foram finalistas àqueles prémios da fundação recebem o selo "Altamente Recomendável". Entre eles estão vários títulos de autores portugueses, entre os quais "O caderno vermelho da menina karateca", de Ana Pessoa, "Domingo vamos à luz", de José Jorge Letria, "A ilha", de José Gomes Abreu "Ir e vir", de Isabel Minhós Martins, e "O paraíso são os outros", de Valter Hugo Mãe.

 

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.