Açoriano Oriental
Linha do Sono lançada sexta-feira para ajudar os portugueses a lidarem com a insónia
Os portugueses com problemas de sono vão ter, a partir de sexta-feira, uma linha de apoio telefónico especializada, que pretende responder às necessidades sentidas pelas pessoas depois de uma noite mal dormida e dar alguns conselhos para dormir melhor.
Linha do Sono lançada sexta-feira para ajudar os portugueses a lidarem com a insónia

Autor: Lusa/AO Online

Lançada no Dia Mundial do Sono, a Linha do Sono (707 100 015) vai funcionar todos os dias úteis, entre as 11:30 e as 16:30, com o apoio de dois psicólogos especializados, tendo como “grande objetivo melhorar a qualidade do sono dos portugueses”, disse hoje à agência Lusa Filipa Jardim da Silva, da Oficina de Psicologia, promotora da iniciativa.

A linha funciona cinco horas por dia, mas nas restantes horas vai estar disponível um atendedor, no qual as pessoas podem deixar o número de telefone para mais tarde serem contactadas.

A psicóloga contou que o projeto nasceu na sequência de um estudo realizado no ano passado pela Oficina da Psicologia, segundo o qual 54% dos portugueses inquiridos disseram sentir-se cansados após uma noite de sono e cerca de 45% confessaram não dormir bem devido ao ‘stress’, ansiedade ou depressão.

O estudo revelou ainda que só um em cada quatro portugueses se sente revigorado após uma noite de sono, enquanto 46% afirma que, em média, dorme apenas cinco a sete horas por dia e 28% não dorme bem devido a problemas pessoais ou profissionais.

“Foi da preocupação que esses dados levantam que este ano a Oficina de Psicologia criou a primeira linha do sono em Portugal, cujo objetivo é criar um espaço em que as pessoas possam ligar e colocar questões inerentes à qualidade do sono e dúvidas que tenham”, disse a psicóloga à Lusa.

Segundo Filipa Jardim da Silva, a linha pretende ser “mais um meio para ajudar os portugueses a valorizarem mais o sono e encontrarem algumas causas possíveis do mau dormir”, acedendo ao mesmo tempo a “algumas dicas para dormirem melhor”.

Cada vez mais se assiste a “problemas de saúde física e psicológica que decorrem de uma má rotina do sono ou de um sono com má qualidade”, para os quais contribui o “ritmo frenético” do dia-a-dia das pessoas em que muitas vezes apenas lhes sobram quatro, cinco, seis horas para dormirem.

A especialista sublinhou que há uma desvalorização do sono, começando a presenciar-se “um certo elogio a quem diz que não precisa de dormir muito, como se fosse uma característica de competência e de mais-valia para muitas pessoas”.

Na véspera do Dia Mundial do Sono, Filipa Jardim da Silva deixou algumas dicas para um sono mais tranquilo, como privilegiar entre sete a nove horas do dia para descansar e reduzir a intensidade da luz e do som vinte minutos antes de deitar.

As pessoas também devem ter alguns cuidados com a alimentação no período noturno, como evitar refeições mais pesadas, e ter atenção ao colchão, à almofada, à temperatura e luminosidade do quarto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados