Açoriano Oriental
Líder do PSD regional pede maioria expressiva no domingo
O líder do PSD/Açores e candidato por São Miguel às eleições regionais pediu hoje ao eleitorado uma "maioria expressiva" no domingo, para poder levar o arquipélago "a outros níveis de desenvolvimento".
 Líder do PSD regional pede maioria expressiva  no domingo

Autor: Lusa/AO Online

"Aquilo que pedimos para domingo é uma maioria expressiva dos eleitores para que possamos criar uma nova oportunidade, nova esperança, um novo modelo e nova atitude perante os açorianos", afirmou Duarte Freitas aos jornalistas numa ação de campanha na vila das Capelas, na ilha de São Miguel.

O candidato social-democrata, que quer levar os Açores "a outros níveis de desenvolvimento", referiu que tem sentido um "apoio muito forte e a necessidade de mudança", apesar de às vezes ser "grande o medo de o expressar".

"Na urna de voto não há que haver medo", considerou Duarte Freitas, na única ação de campanha realizada para hoje.

Questionado sobre a ausência do líder nacional do PSD na campanha eleitoral, o candidato considerou que a presença de Pedro Passos Coelho nos Açores é diária, porque "todos os dias chegam milhares e milhares de turistas" ao arquipélago devido a "uma decisão política" do antigo primeiro-ministro de liberalizar o espaço aéreo nas ilhas de São Miguel e Terceira.

"Aquilo que os açorianos mais registam da presença de Passos Coelho não é a sua vinda cá agora ou antes, é a verdadeira revolução que ele fez nos Açores, contra o que o Governo Regional [do PS] queria", sustentou Duarte Freitas.

Em frente à escola Básica Integrada das Capelas, no concelho de Ponta Delgada, o candidato pelo círculo eleitoral de São Miguel, que elege 20 dos 57 deputados do parlamento açoriano, reafirmou a intenção de o PSD construir novas escolas, caso vença as eleições, nas Capelas, Lagoa, Povoação, Arrifes e Rabo de Peixe.

Destacando que a Educação será uma "grande prioridade" do futuro governo social-democrata para desenvolver social e culturalmente a região, Duarte Freitas explicou que pretende implementar contratos de autonomia com as escolas, para resolver problemas de proximidade e adequabilidade do ensino às diferentes comunidades escolares.

"Achamos que é pela Educação que podemos lutar para uma igualdade de oportunidades e para que não se perca mais uma geração nos Açores", afirmou o candidato, alegando que a região tem os "piores indicadores do país em termos de abandono e insucesso escolar".

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores das nove ilhas do arquipélago.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados