Açoriano Oriental
Líder do PSD/Açores diz que o Governo Regional parece "contrariado" com low cost na Terceira
O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, acusou esta segunda-feira o presidente do Governo Regional de parecer "contrariado" com a possibilidade de começarem a voar para a ilha Terceira companhias de baixo custo.
Líder do PSD/Açores diz que o Governo Regional parece "contrariado" com low cost na Terceira

Autor: Lusa/AO Online

 

"Aquilo que é importante da parte do Governo é que seja parte da solução e não arranje problemas. Até parece que o Governo Regional está contrariado com estas boas notícias para a ilha Terceira", salientou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com o presidente da associação de turismo em espaço rural "Casas Açorianas", na ilha Terceira.

O líder regional social-democrata referia-se a declarações do presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, ao jornal Correio dos Açores, em que criticava a "sede de protagonismo" de alguns e apelava a que não se brincasse com as "expetativas das pessoas".

"Aquilo que estranhei nas afirmações do presidente do Governo é que demonstram que ele está mais incomodado do que satisfeito com estas boas notícias e o apelo fica para que o Governo seja de facto um fazedor de soluções e não angarie problemas", sublinhou.

Duarte Freitas anunciou, no início de julho, que as companhias ‘low cost' vão começar a viajar "a breve trecho" para a ilha Terceira.

A liberalização das ligações aéreas entre duas ilhas dos Açores (S. Miguel e Terceira) e o continente entrou em vigor a 29 de março, mas duas companhias aéreas iniciaram operações apenas para S. Miguel.

O líder do PSD/Açores salientou, no entanto, que o seu anúncio foi confirmado pelo Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, à saída de "uma audiência que o Primeiro-Ministro concedeu ao presidente do Governo Regional".

"A minha expetativa é que o presidente do Governo [Regional] e todo o Governo também fique satisfeito com a possibilidade da vinda das ‘low cost' para a Terceira pelo efeito que vai ter para a Terceira e no resto das ilhas dos Açores", frisou.

Na ilha Terceira, depois de uma reunião com o presidente das "Casas Açorianas", Duarte Freitas disse que os agentes turísticos estão "preparados e entusiasmados" com a perspetiva de crescimento do turismo, com a chegada das ‘low cost' à ilha.

Enquanto a região se vai "adequando" ao novo modelo de transporte aéreo, o líder regional do PSD voltou a criticar a oferta interna tanto nos transportes aéreos, como nos transportes marítimos.

"São recorrentes as notícias de dificuldades de se marcar viagens, além do preço bastante caro. Também a nível dos transportes marítimos a operação na região tem corrido muito mal", salientou.

Duarte Freitas reiterou que há um "estrangulamento" da SATA em todas as ilhas e defendeu que no futuro tem de haver "uma melhor resposta" na mobilidade interna.

"O Governo Regional parece que tem o toque de Midas ao contrário, no que toca estraga e mesmo que não estrague, não responde devidamente. As queixas dos turistas e dos locais em relação aos transportes aéreos internos e em relação aos transportes marítimos são imensas, com avarias recorrentes e com dificuldades na reposição das operações", salientou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados