Açoriano Oriental
Líder do PSD/Açores acredita na criação de base avançada do AFRICOM nas Lajes
O líder do PSD/Açores disse hoje acreditar ser possível instalar nas Lajes uma base do comando norte-americano para África (AFRICOM), referindo que a decisão permitiria "ganhar uma nova esperança" em termos sociais e económicos na Terceira
Líder do PSD/Açores acredita na criação de base avançada do AFRICOM nas Lajes

Autor: Lusa/AO online

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos vai votar uma iniciativa chamada 'Africa Counter Terrorism Initiative Act', avançada pelo congressista republicano Devin Nunes e que tem por objetivo deslocar as forças do AFRICOM da Alemanha para o território continental dos Estados Unidos e transformar as Lajes na sua única base avançada.

"O sentimento para já é de expectativa positiva, porque ganhámos outras propostas que Devin Nunes tinha apresentado. Desta vez será mais difícil, porque é mexer com um comando importante para as forças americanas, mas ao termos já como aliados congressistas democratas e republicanos pode ser que se consiga", afirmou à Lusa o social-democrata Duarte Freitas.

Neste momento, a proposta legislativa aguarda no Comité das Forças Armadas da Câmara dos Representantes. Devin Nunes tem agora de se reunir com o presidente da instituição, John Boehner, para agendar quando é que a proposta legislativa será discutida.

A proposta de lei tem 40 apoiantes congressistas, sendo apenas quatro do partido Democrata.

“É mais uma vez a presença de políticos açorianos e portugueses em pontos de decisão importantes nos Estados Unidos, nomeadamente em Washington, que faz com que nós mantenhamos ainda esta esperança em relação à Base das Lajes”, afirmou Duarte Freitas, que elogiou a “abordagem inteligente” feita pelo congressista Devin Nunes, de origem açoriana.

Na proposta de lei, o congressista diz que "é do interesse nacional poupar milhões de dólares por ano e criar milhares de postos de trabalhos deslocando a sede do AFRICOM de Estugarda, na Alemanha, para o território continental dos EUA.

Caso a proposta seja aceite, Duarte Freitas sustentou que “naturalmente a importância estratégica dos Açores e da Base das Lajes cresce”, algo “importante” para o que se pretende no arquipélago, que passa por “manter a presença dos americanos” na ilha Terceira.

“Poderemos estar também aqui a ganhar uma nova esperança em termos sociais e económicos, mas como digo neste momento é prematuro. Temos vindo a ganhar algum espaço numa guerra que dávamos como perdida”, disse o líder do PSD/Açores, acrescentando que “há ainda muito trabalho a fazer”.

Segundo Duarte Freitas, no passado recente outras duas propostas do congressista Devin Nunes passaram, o que mantém agora a esperança.

Em dezembro do ano passado, a Câmara dos Representantes e o Senado chegaram a um acordo orçamental que viabilizava o orçamento federal e evitava nova paralisia dos serviços nos próximos dois anos.

Esse acordo incluiu uma alínea que adiou a decisão sobre a redução da presença na Base das Lajes, na ilha Terceira, até à divulgação do Relatório de Avaliação das Infraestruturas Europeias.

O relatório está a ser conduzido pela Secretaria de Defesa desde o início do ano passado e deve ser divulgado esta primavera.

Caso a proposta legislativa seja aprovada, a Secretaria de Defesa terá seis meses para elaborar um plano de mudança. A deslocalização terá depois de acontecer seis meses após a conclusão desse plano.

Segundo a lei, o plano deve estudar como "transferir os ativos norte-americanos para a Base das Lajes, com o objetivo de ser a única operação avançada, centro logístico e centro de ativos do AFRICOM."

O plano deverá incluir ainda a relocalização da "Special-Purpose Marine Air-Ground Task Force Crisis Response", uma unidade especializada da Marinha norte-americana, da base espanhola de Moron para as Lajes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados