Açoriano Oriental
Líder do Estado Islâmico pede aos muçulmanos que lhe obedeçam
O líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, designado pelo grupo como "califa", pediu a todos os muçulmanos lhe obedeçam, numa mensagem de vídeo divulgada este sábado.
Líder do Estado Islâmico pede aos muçulmanos que lhe obedeçam

Autor: Lusa/AO online

 

O líder ‘jihadista’ sunita, que até à data preferia resguardar a sua imagem, lançou este apelo durante uma oração de sexta-feira (dia sagrado dos muçulmanos) em Mossul (norte), a segunda maior cidade do Iraque, ocupada pelos insurgentes após a ofensiva liderada pelo grupo radical Estado Islâmico (EI), anteriormente designado como Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Desde 09 de junho que o Iraque se confronta com uma ofensiva de insurgentes sunitas, que controlam vastas áreas no norte e oeste do país. A ofensiva, que já se alastrou à Síria, já provocou mais de 2.000 mortos e obrigou centenas de milhares a abandonarem as suas casas.

“Eu sou Wali [líder] designado para vos liderar, mas não sou melhor que vocês. Se acham que tenho razão, ajudem-me, e se pensam que estou errado, aconselhem-me e coloquem-me no caminho certo", disse Abu Bakr al-Baghdadi, no vídeo divulgado em sites ‘jihadistas’.

“Obedeçam-me enquanto eu obedecer a Deus”, acrescentou o líder.

Até ao momento, não foi possível verificar a autenticidade do vídeo, segundo a agência francesa AFP.

No passado dia 29 de junho, os ‘jihadistas’, em combate no Iraque e na Síria, anunciaram o estabelecimento de um “califado”, referindo-se ao sistema de governo islâmico que desapareceu há quase 100 anos com a queda do Império Otomano.

Poucos dias depois, Abu Bakr al-Baghdadi, numa mensagem de áudio, apelou aos muçulmanos para imigrarem para o “califado”, afirmando que tal decisão era um “dever”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados