Açoriano Oriental
Lagoa organiza 5º Concurso de Espantalhos
Seguindo a tradição dos últimos quatro anos, a Câmara Municipal de Lagoa vai organizar mais uma edição do Concurso de Espantalhos no concelho.
Lagoa organiza 5º Concurso de Espantalhos

Autor: Luísa Couto

"Trata-se da 5ª Edição do concurso ‘A Praga dos Melros nas Searas’ e que pretende recuperar e dinamizar uma tradição que teve grande significado nos Açores e que, por força do modo de vida da sociedade moderna, tem perdido expressão, para além de sensibilizar a comunidade local para a tradição da execução de espantalhos e sua importância em outros tempos, pretendendo ainda ser uma promoção da manifestação artística e da criatividade interinstitucional e individual estimulando o espírito criativo – reflexivo da comunidade local", explica fonte da edilidade, em informação disponibilizada à imprensa.

A autarquia faz ainda saber que os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 23 de Abril, na Câmara Municipal, através de contacto telefónico ou recorrendo ao correio electrónico. Poderão participar Instituições de carácter recreativo, cultural e social do Concelho da Lagoa e Escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

Os três melhores espantalhos de cada uma das categorias serão premiados, havendo ainda certificados de participação para todos os participantes.

De referir que a execução de espantalhos é uma expressão da cultura popular, e ocupa um lugar de relevo na memória colectiva do povo açoriano.

Já no século XVI, os agricultores das ilhas açorianas construíam espantalhos de forma a afastar a praga dos melros das colheitas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados