Açoriano Oriental
Kendrick Lamar e Taylor Swift foram os grandes vencedores dos Grammy
O rapper norte-americano Kendrick Lamar, com cinco galardões, e a cantora Taylor Swift, com três, incluindo o melhor álbum por 1989, foram os grandes vencedores da 58.ª edição dos Prémio Grammy, entregues, esta noite, em Los Angeles.
Kendrick Lamar e Taylor Swift foram os grandes vencedores dos Grammy

Autor: Lusa/AO Online

Kendrick Lamar foi distinguido pelo melhor álbum de rap (“To Pimp Up a Butterfly”), melhor canção e atuação de rap (“Alright”), melhor colaboração de rap (“These Walls”) e melhor 'videoclip', por “Bad Blood” (com Taylor Swift).

Contudo, o galardão mais ambicionado – o de melhor álbum do ano – foi para Taylor Swift, que venceu também na categoria de melhor 'videoclip' (“Bad Blood”) e de melhor álbum de pop vocal.

Kendrick Lamar estava indicado para 11 prémios da indústria discográfica norte-americana, enquanto Taylor Swift somava sete nomeações, tendo-se tornado a primeira artista feminina a ganhar por duas vezes o Grammy para o melhor álbum do ano.

O grupo americano Alabama Shakes foi outro dos vencedores, ao arrecadar três prémios: melhor álbum de música alternativa (“Sound & Color”), melhor canção rock e melhor atuação rock (“Don’t Wanna Fight”).

O cantor britânico Ed Sheeran obteve dois gramofones, um dos quais pela melhor canção (“Thinking Out Loud”).

Mark Ronson e Bruno Mars também foram agraciados com dois Grammy, incluindo o de melhor gravação, por “Uptown Funk”.

Igualmente com um par de galardões foram para casa Little Big Town, The Weeknd, D’Angelo, Jason Isbell e Chris Stapleton.

O Grammy de artista revelação foi entregue a Meghan Trainor.

Já a melhor gravação de ópera foi para uma versão de "L'Enfant Et Les Sortilèges”, de Ravel, numa categoria para a qual estava nomeada “Il ritorno d'Ulisse in Patria”, de Monteverdi, pela orquestra Boston Baroque, com a participação dos cantores portugueses Fernando Guimarães e João Fernandes.

Muse venceu o melhor álbum de rock (“Drones”), Skrillex & Diplo arrecadaram o Grammy de melhor álbum de eletrónica (“Skrillex & Diplo present Jack Ü”) e Chris Stapleton ganhou o melhor disco de country (“Traveller”).

Na categoria de World Music, em que o brasileiro Gilberto Gil figurava entre os nomeados, ganhou Angelique Kidjo (“Sings”).

A pianista brasileira Eliane Elías venceu, com “Made In Brazil”, o galardão de melhor álbum de jazz latino.

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter recebeu o Grammy de melhor álbum falado (“A Full Life: Reflections at Ninety”); enquanto o lendário Tony Bennett levou para casa o seu 18.º gramofone, após triunfar na categoria de melhor álbum de pop vocal tradicional.

O tiro de partida da cerimónia dos Prémios Grammy ficou a cargo de Taylor Swift. Seguiram-se as atuações de Sam Hunt e Carrie Underwood e The Weeknd. Andra Day com Ellie Goulding (“Rise Up” e “Love Me Like You Do”) precederam a homenagem a Lionel Richie, que recebeu o prémio Personalidade do Ano, em que artistas como John Legend ou Demi Lovato se reuniram para recordar alguns clássicos como “Easy” ou “You Are”.

Little Big Town interpretaram a sua balada “Girl Crush” antes de Stevie Wonder cantar “That's The Way Of The World” para homenagear o falecido Maurice White do grupo Earth, Wind & Fire. Outro dos momentos da noite teve o ‘carimbo’ de Jackson Browne e The Eagles, que interpretaram “Take It Easy”, em memória do desaparecido Glenn Frey.

Kendrick Lamar interpretou “The Blacker The Berry” e “Alright”, encerrando a sua atuação com a projeção do mapa africano impresso com a palavra Compton, a sua cidade natal.

Após quatro anos de ausência, Adele voltou aos Grammy, acompanhada ao piano, numa cerimónia que também contou com Justin Bieber.

Outro ponto alto foi a atuação de Lady Gaga, que com um jogo de luzes que desenhava sobre o seu rosto as mil e uma caras de David Bowie, protagonizou um espetáculo em que cruzou músicas do falecido artista britânico como “Space Oddity”, “Changes” e “Heroes”.

Chris Stapleton, Gary Clark Jr. e Bonnie Raitt prestaram homenagem a B.B. King.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados