Juros/Dívida

Juros da dívida a 10 anos sobem

Juros da dívida a 10 anos sobem

 

Lusa/AO online   Economia   23 de Nov de 2010, 10:04

Os juros da dívida a dez anos estão hoje a subir no mercado secundário, com os investidores a apostarem que Portugal vai ter de recorrer ao fundo europeu, enquanto os seguros contra o incumprimento da dívida caem.
De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, pelas 10:20, os juros da dívida soberana com maturidade a 10 anos negociavam a 6,751 por cento, acima dos 6,721 por cento registados na segunda-feira.

O máximo histórico destes juros foi atingido a 11 de Novembro, quando ultrapassaram a barreira dos sete por cento, ao negociarem em 7,035 por cento.

Esta subida dos juros tem vindo a ser antecipada por vários analistas, que consideram que, depois de a Irlanda ter anunciado o recurso ao fundo de emergência europeu – depois de a Grécia já o ter feito em Maio -, as atenções dos mercados voltam-se agora para Portugal.

Os investidores estão “à procura do próximo alvo” e Portugal encaixa-se neste perfil, disse o economista Emilie Gay, da Capital Economics, citado pela Associated Press.

O economista prevê que Portugal terá de pedir ajuda no início do próximo ano, devido à excessiva dívida pública e privada do país e ao fraco crescimento económico.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.