Açoriano Oriental
Jovens agricultores nos Açores pedem ampliação dos incentivos à compra de terrenos
A Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, nos Açores, quer ampliar os valores concedidos no âmbito do regime de incentivos à compra de terras agrícolas, uma pretensão com que o Governo Regional concorda.
Jovens agricultores nos Açores pedem ampliação dos incentivos à compra de terrenos

Autor: Lusa/AO Online

“Pedimos uma ampliação dos valores concedidos aos jovens agricultores. O valor é investimentos até 100 mil euros a zero por cento de juros e acima dos 100 mil euros a dois por cento. Gostaríamos de ampliar dos 100 para os 150 mil euros”, afirmou aos jornalistas Hélio Carreiro, presidente da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses (da ilha de São Miguel), à saída de uma reunião com o secretário regional da Agricultura e Ambiente, em Ponta Delgada.

O regime de incentivos à compra de terras agrícolas existe já há alguns anos, tendo sido desenhado numa circunstância em que vigorava o programa de reformas antecipadas para os agricultores. A limitação de idade para candidaturas são os 55 anos.

Para o secretário açoriano da Agricultura, o assunto é pertinente, tendo admitido que os financiamentos poderão vir a ser retificados.

“É um assunto que já temos debatido internamente e de facto tem algum sentido. No próximo quadro de programação [de fundos comunitários, 2014-2020] essa medida da reforma antecipada desapareceu e a limitação dos 55 anos deixa de fazer sentido. É um assunto que temos em apreciação e que provavelmente terá uma redação diferente da atual”, referiu Luís Neto Viveiros.

Na reunião de trabalho foi, também, abordada a questão do gasóleo agrícola, tendo-se Hélio Carreiro mostrado “satisfeito” com as novas regras recentemente aprovadas nos Açores para o uso deste combustível pelos agricultores.

O programa europeu específico para as ultraperiferias (POSEI), o abastecimento de água e luz aos terrenos e os caminhos agrícolas foram outros dos temas analisados no encontro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados