Jornal Público abre programa de rescisões com trabalhadores


 

Lusa/AO online   Nacional   10 de Dez de 2015, 17:53

O jornal Público abriu um programa de rescisões voluntárias, a que os trabalhadores podem aderir até 6 de janeiro próximo, no âmbito de uma reestruturação mais alargada, que inclui o fim da publicação da revista 2 já em janeiro.

 

A administração do Público enviou hoje uma carta aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, na qual fala nas dificuldades de viabilidade que o jornal enfrenta e na necessidade de reduzir custos, o que passa por um programa de rescisões voluntárias.

“Para o efeito, e num primeiro momento, convidamos os nossos trabalhadores e outros colaboradores a avaliarem e decidirem da oportunidade de cessação da respetiva relação contratual, por acordo e em condições financeiras mais favoráveis do que as previstas na lei”, lê-se do documento, que acrescenta que os trabalhadores podem aderir ao programa de rescisões até 06 de janeiro, sendo objetivo da empresa concluir esse processo até ao dia 15.

As rescisões, refere a administração, serão feitas “em condições financeiras mais favoráveis do que as previstas na lei”, sendo que ao jornal caberá avaliar se interessa cessar contrato com o trabalhador tendo o “previsível impacto sobre a organização” dessa cessação de vínculo laboral.

A carta diz ainda que, uma vez que a necessidade de reduzir custos com pessoal é um “objetivo inelutável”, a empresa “não põe de parte a necessidade de recorrer a outras medidas para cumprir o mesmo propósito, caso a execução do plano agora dado a conhecer não atinja dimensão adequada às necessidades de reestruturação”.

Essas medidas “terão natureza e condições a definir em cada momento, sendo previsível que se traduzam em vantagens inferiores às proporcionadas pelo plano que agora se dá a conhecer”, referem.

Outra das medidas que vão avançar desde já é "o termo da publicação impressa da Revista 2 prevista para o início do próximo mês de janeiro", com a administração a dizer que a poupança conseguida não é suficiente, motivo pelo qual se vê "por isso forçada a prosseguir com a restruturação do Público, para obter também redução de custos com pessoal".

Segundo a administração do jornal Público, que é detido pela Sonaecom, a reestruturação feita há três anos foi uma “decisão acertada” e, após o lançamento de sistema de ‘paywall’ (ferramenta que protege e restringe acesso a conteúdo; no caso do Público ao fim de algumas visualizações o leitor tem de pagar para ver as notícias na totalidade), houve a triplicação do número de assinantes para a média de 12,5 mil assinaturas em 2015.

No entanto, diz, a venda de conteúdos digitais ainda é “largamente insuficiente para compensar a quebra de vendas em banca”.

Já sobre a publicidade, fonte de receita fundamental do jornal, a administração refere que as “receitas com a publicidade digital têm crescido, mas a ritmo inferior ao necessário para compensar a quebra nas receitas da edição em papel”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.