Açoriano Oriental
Jorge Sampaio recebe hoje Prémio Nelson Mandela da ONU
O ex-Presidente Jorge Sampaio recebe hoje, em Nova Iorque, o Prémio Nelson Mandela, instituído pela ONU para distinguir personalidades pelo seu trabalho em prol dos ideais defendidos pela organização.
Jorge Sampaio recebe hoje Prémio Nelson Mandela da ONU

Autor: Lusa/AO Online

Receberá também o galardão a oftalmologista namibiana Helena Ndume, a outra laureada da primeira edição deste prémio, criado em 2014 e que será atribuído de cinco em cinco anos a um homem e uma mulher de diferentes áreas geográficas, em reconhecimento do seu contributo excecional para um mundo melhor.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá na sede da organização às 10:00 locais (15:00 em Lisboa), no âmbito das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela, que se assinala a 18 de julho, dia em que o Nobel da Paz sul-africano nasceu.

No texto em que anunciou os premiados, a ONU fundamentou a distinção de Jorge Sampaio, de 75 anos, descrevendo-o como “grande defensor da democracia portuguesa”, desde os tempos de estudante, em que era um ativista político, até depois do 25 de Abril, como político.

Sampaio presidiu à Câmara Municipal de Lisboa, foi Presidente da República durante dez anos (entre 1996 e 2006), período em que, segundo as Nações Unidas, “trabalhou para construir uma imagem democrática e moderna de Portugal, enquanto apoiava a integração europeia e supervisionava a entrega de Macau à China [em 1999]”.

De 2006 a 2012, foi enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose e, nos últimos anos, tem investido numa iniciativa para fornecer subsídios de emergência a estudantes sírios para que possam continuar os seus estudos, apesar da guerra na Síria - a chamada “Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios”.

A oftalmologista da Namíbia Helena Ndume foi premiada por ter criado, nos últimos 20 anos, centros de tratamento oftalmológico em toda o país, tendo até agora ajudado cerca de 30.000 pessoas a recuperar a visão e a ter atendimento gratuito para problemas relacionados com cataratas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados