Açoriano Oriental
Japão ordena deslocação de 90.000 pessoas devido a inundações
As autoridades japoneses ordenaram a deslocação de milhares de pessoas das suas casas depois de chuvas torrenciais terem feito transbordar os rios e causado deslizamentos de terras no centro do país, onde uma pessoa está desaparecida.
Japão ordena deslocação de 90.000 pessoas devido a inundações

Autor: Lusa/AO Online

 

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de chuva intensa para as prefeituras de Tochigi e Ibaraki, a norte de Tóquio.

“Esta é uma escala de precipitação que não tínhamos experienciado antes. O perigo pode ser iminente”, disse o meteorologista Takuya Deshimaru, numa conferência de imprensa.

Partes de Tochigi foram inundadas por quase 60 centímetros de chuva desde segunda-feira.

As autoridades ordenaram que mais de 90.000 residentes desta prefeitura deixassem as suas casas, enquanto outros 80.000 foram aconselhados a fazê-lo, segundo a emissora pública NHK.

O observatório meteorológico em Tochigi disse que o rio Kinugawa, que também atravessa Ibaraki, transbordou hoje.

Na cidade de Kanuma, na prefeitura de Tochigi, as autoridades procuram por uma pessoa desaparecida que acreditam ter sido soterrada por deslizamentos de terras.

A NHK indica que se trata de uma mulher com cerca de 60 anos que ficou soterrada depois de deslizamentos terem destruído algumas casas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados