Açoriano Oriental
Irlanda admite "consequências muito significativas"
O Governo irlandês afirmou hoje que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) vai ter "consequências muito significativas" para a Irlanda, o Reino Unido e a UE.

Autor: Lusa/AO Online

A declaração foi divulgada num breve comunicado emitido após a confirmação da vitória dos partidários da saída do Reino Unido da UE no referendo britânico de quinta-feira, com 52 por cento, contra 48% a favor da permanência.

O primeiro-ministro irlandês, o democrata-cristão Enda Kenny, tem previsto presidir hoje de manhã a uma reunião de emergência do governo e falará depois à imprensa sobre os resultados do referendo.

O segundo partido irlandês, o centrista Fianna Fáil, também lamentou o voto pela saída da UE e considerou que a Irlanda deve trabalhar estreitamente com os parceiros europeus para “minimizar os danos provocados por este resultado”.

Num comunicado, o Fianna Fáil considerou que os partidários do “Brexit” montaram uma “campanha mal-intencionada”, na qual “se promoveu o medo dos não-britânicos de uma maneira preocupante”.

Durante a campanha, o governo irlandês tinha advertido que um “Brexit” afetaria a economia de toda a ilha da Irlanda e colocaria em risco o processo de paz na província britânica da Irlanda do Norte.

O presidente honorário do partido republicano Sinn Fein, Declan Kearney, afirmou hoje que a vitória do “Brexit” deve ser seguida da convocatória na Irlanda do Norte de um referendo sobre a unidade da Irlanda.

“O Governo britânico perdeu qualquer mandato que tivesse para representar os interesses políticos dos norte-irlandeses”, disse o dirigente do Sinn Fein, antigo braço político do IRA (Exército Republicano Irlandês).

Na Irlanda do Norte, 55,78% dos eleitores votaram pela permanência do Reino Unido na UE, contra 44,22% que apoiaram a saída da União.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados