Irão afirma-se pronto para uma troca progressiva de urânio


 

Lusa / AO online   Internacional   5 de Jan de 2010, 10:14

O Irão está pronto para uma troca "progressiva" de urânio fracamente enriquecido por combustível enriquecido a 20 por cento para o seu reactor de pesquisa em Teerão, disse hoje o porta-voz do ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros.
"Afirmámos que estamos prontos para uma troca. Se a outra parte aceitar (o princípio de) a troca progressiva e por etapas (de urânio fracamente enriquecido por combustível) podemos discutir outros pormenores", declarou Ramin Mehmanparast durante a conferência de imprensa semanal.

O Irão submeteu a 02 de Janeiro um ultimato à comunidade internacional, pressionando-a a aceitar a sua oferta antes do fim do mês.

O grupo dos "Seis" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), países interlocutores de Teerão sobre o nuclear, propôs em Outubro ao Irão que enviasse para a Rússia, de uma única vez, a maior parte - 1200 quilos - da sua reserva de urânio fracamente enriquecido, para aí ser enriquecido a 20 por cento antes de ser transformado em combustível pela França.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.