Açoriano Oriental
Investigadora identifica substância com potencial para combater cancro em espécies marinhas nos Açores
Uma investigadora da Universidade dos Açores identificou substâncias com potencial para combater o cancro da mama e a doença de Alzheimer em espécies marinhas invasoras presentes nas águas do arquipélago.
Investigadora identifica substância com potencial para combater cancro em espécies marinhas nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Encontrámos uma série de extratos dessas espécies que têm atividade antitumoral, em laboratório, que ainda não foram testadas em animais”, revelou à agência Lusa Carmo Barreto, à margem de um seminário sobre espécies marinhas invasoras, que decorreu hoje no polo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

A investigadora referiu que um destes extratos, encontrados no âmbito de uma recolha de espécies marinhas invasoras realizada em 2013 nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, possui uma “atividade bastante elevada” no combate às células tumorais que pode ajudar a combater o cancro de mama.

“Ainda por cima, têm uma atividade muito mais elevada contra estas células cancerígenas do que contra as células normais. Isto é algo muito positivo quando andamos à procura de produtos para a quimioterapia”, explicou Carmo Barreto.

Ainda no âmbito da análise de espécies marinhas invasoras que chegam aos Açores através dos cascos dos navios, foi identificada, segundo a investigadora, uma substância que pode dar um bom pesticida de origem biológica e, por outro lado, uma boa droga para combater a doença de Alzheimer.

O trabalho de laboratório que conduziu a estas conclusões teve início em 2014, de acordo com Carmo Barreto, que referiu que a Universidade de Aveiro tem colaborado com a academia açoriana neste projeto, que é coordenado por Ana Cristina Costa, responsável pelo CIBIO-Açores - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados