Investigador acusa reitoria de querer negar tripolaridade da universidade

Regional /
Universidade dos Açores

789 visualizações   

O professor do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores e autor de uma proposta de revisão de estatutos, Tomaz Dentinho, acusou esta terça-feira a reitoria de querer "negar" a tripolaridade da universidade, centralizando-a em Ponta Delgada.
 

Tomaz Dentinho admitiu ainda a criação de um "instituto autónomo" na Terceira se avançar a sugestão de reestruturação da universidade proposta pela reitoria.

“Nada impede de criarmos aqui um pequeno módulo”, frisou, em declarações à agência Lusa.

O Conselho Geral da Universidade dos Açores reúne-se hoje para discutir duas propostas de revisão dos estatutos, uma apresentada pela própria reitoria e outra apresentada por Tomaz Dentinho, que também integra este órgão da academia açoriana.

A Antena 1 Açores e o matutino Açoriano Oriental avançaram recentemente que a reitoria vai apresentar uma proposta de reestruturação que substitui os atuais 11 departamentos da academia açoriana por três unidades com sede em Ponta Delgada.

O investigador da Universidade dos Açores (UAç) falou, em declarações à agência Lusa, em “revolta” e “indignação” dos académicos do campus de Angra do Heroísmo face à proposta apresentada pela reitoria, que acusou de “negar” a tripolaridade da universidade (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta), centralizando as unidades orgânicas em Ponta Delgada.

Atualmente, a academia açoriana tem 10 departamentos (oito em Ponta Delgada, um em Angra do Heroísmo e um na Horta) e duas escolas de enfermagem (uma em Ponta Delgada e outra em Angra do Heroísmo).

Tomaz Dentinho reconheceu a necessidade de concentrar a universidade em menos unidades orgânicas, mas rejeitou a centralização em Ponta Delgada, sugerindo a criação de quatro institutos: dois em Ponta Delgada, um em Angra do Heroísmo e um na Horta, bem como a manutenção das duas escolas de enfermagem.

Diário de Notícias Dinheiro Vivo Jornal de Notícias Notícias Magazine O Jogo TSF Volta ao Mundo Açoriano Oriental DN Madeira Jornal do Fundão