Açoriano Oriental
Instituto de Apoio à Criança nos Açores quer prevenir comportamentos de risco

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) nos Açores vai passar a dinamizar atividades lúdico-pedagógicas no Parque Século XXI, um espaço verde propriedade do Governo dos Açores, em Ponta Delgada, incluindo ações de prevenção de comportamentos de risco.


Autor: Lusa/AO online

Um protocolo neste sentido foi hoje assinado entre a instituição e a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, que disponibiliza o espaço verde da maior cidade açoriana para a realização de atividades regulares do IAC.

A presidente do IAC - Açores, Cinelândia Cogumbreiro Sousa, salientou que as atividades vão enriquecer do ponto de vista lúdico-pedagógico e cultural um dos espaços verdes mais nobres da cidade de Ponta Delgada e será também uma oportunidade para "levar a missão da instituição mais longe atá à comunidade, envolvendo crianças, jovens, famílias, educadores e uma sólida rede de parceiros".

Além do convívio entre várias gerações, a presidente do IAC realçou que as atividades que serão desenvolvidas no espaço verde vão potenciar o desenvolvimento das potencialidades físicas e emocionais e reforçar laços, a par da interação com outros visitantes com vista "à construção de novos caminhos de cidadania e humanismo".

A responsável adiantou que o IAC se propõe "a desenvolver um programa de ações lúdicas coletivas que sejam a expressão de uma cultura intergeracional e intercultural, realçando a promoção das vivências com e para a família".

“Estas ações terão como fio condutor vetores essenciais da missão do IAC, nomeadamente a promoção dos direitos da criança e a prevenção de comportamentos de risco”, acrescentou Cinelândia Cogumbreiro.

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, referiu, por seu turno, que a colaboração "é um exemplo de como de forma simples se pode dar uma maior dinamização a um prestigiado espaço de Ponta Delgada e em simultâneo colaborar na promoção de atividades saudáveis" do IAC.

Segundo a governante, o protocolo prevê que o IAC promova diversas atividades no Parque Século XXI inseridas em eventos regulares para escolas ou para outras instituições, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco através de atividades lúdico-pedagógicas, como 'workshops', ateliers e ações de sensibilização.

Haverá ainda espaço para realizar eventos âncora em determinadas épocas festivas ou momentos simbólicos no âmbito da missão do IAC, assinalando datas como o Natal, a Páscoa ou o Dia Mundial do Desporto, tendo como principal alvo as famílias, embora estas atividades se possam alargar também à comunidade.

"Mais do que a simples ocupação do tempo livre das crianças, estes eventos trarão ainda os benefícios da atividade física que se traduzem num desenvolvimento físico mais saudável como também a nível psicológico, ajudando a autoconfiança e integração e prevenindo comportamentos de risco", sustentou a secretária regional.

Ana Cunha lembrou que o Parque Século XXI foi "o primeiro espaço verde a ser inaugurado pelo Governo Regional em Ponta Delgada" e que potenciou um espaço verde de 12.000 metros quadrados "numa zona tão ambicionada para construção imobiliária".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados