Instituto de Apoio à Criança nos Açores quer prevenir comportamentos de risco

Instituto de Apoio à Criança nos Açores quer prevenir comportamentos de risco

 

Lusa/AO online   Regional   19 de Dez de 2017, 15:06

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) nos Açores vai passar a dinamizar atividades lúdico-pedagógicas no Parque Século XXI, um espaço verde propriedade do Governo dos Açores, em Ponta Delgada, incluindo ações de prevenção de comportamentos de risco.

Um protocolo neste sentido foi hoje assinado entre a instituição e a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, que disponibiliza o espaço verde da maior cidade açoriana para a realização de atividades regulares do IAC.

A presidente do IAC - Açores, Cinelândia Cogumbreiro Sousa, salientou que as atividades vão enriquecer do ponto de vista lúdico-pedagógico e cultural um dos espaços verdes mais nobres da cidade de Ponta Delgada e será também uma oportunidade para "levar a missão da instituição mais longe atá à comunidade, envolvendo crianças, jovens, famílias, educadores e uma sólida rede de parceiros".

Além do convívio entre várias gerações, a presidente do IAC realçou que as atividades que serão desenvolvidas no espaço verde vão potenciar o desenvolvimento das potencialidades físicas e emocionais e reforçar laços, a par da interação com outros visitantes com vista "à construção de novos caminhos de cidadania e humanismo".

A responsável adiantou que o IAC se propõe "a desenvolver um programa de ações lúdicas coletivas que sejam a expressão de uma cultura intergeracional e intercultural, realçando a promoção das vivências com e para a família".

“Estas ações terão como fio condutor vetores essenciais da missão do IAC, nomeadamente a promoção dos direitos da criança e a prevenção de comportamentos de risco”, acrescentou Cinelândia Cogumbreiro.

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, referiu, por seu turno, que a colaboração "é um exemplo de como de forma simples se pode dar uma maior dinamização a um prestigiado espaço de Ponta Delgada e em simultâneo colaborar na promoção de atividades saudáveis" do IAC.

Segundo a governante, o protocolo prevê que o IAC promova diversas atividades no Parque Século XXI inseridas em eventos regulares para escolas ou para outras instituições, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco através de atividades lúdico-pedagógicas, como 'workshops', ateliers e ações de sensibilização.

Haverá ainda espaço para realizar eventos âncora em determinadas épocas festivas ou momentos simbólicos no âmbito da missão do IAC, assinalando datas como o Natal, a Páscoa ou o Dia Mundial do Desporto, tendo como principal alvo as famílias, embora estas atividades se possam alargar também à comunidade.

"Mais do que a simples ocupação do tempo livre das crianças, estes eventos trarão ainda os benefícios da atividade física que se traduzem num desenvolvimento físico mais saudável como também a nível psicológico, ajudando a autoconfiança e integração e prevenindo comportamentos de risco", sustentou a secretária regional.

Ana Cunha lembrou que o Parque Século XXI foi "o primeiro espaço verde a ser inaugurado pelo Governo Regional em Ponta Delgada" e que potenciou um espaço verde de 12.000 metros quadrados "numa zona tão ambicionada para construção imobiliária".



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.