Instituto da Defesa Nacional debate Educação em Ponta Delgada (vídeo em direto)

Instituto da Defesa Nacional debate Educação em Ponta Delgada (vídeo em direto)

 

Rui Jorge Cabral   Regional   13 de Mar de 2015, 08:00

O anfiteatro I do Complexo Científico da Universidade dos Açores (UAç), em Ponta Delgada, vai ser palco, esta sexta-feira, a partir das 10 horas, da 9º conferência do ciclo "Ter Estado", promovido pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN) por todo o país, abrangendo um conjunto muito variado de temas e que, nos Açores, vai ser dedicada à Educação.

“O Estado tem educação? Debate sobre Educação, Ciência e Tecnologia” é o desafio lançado pelo IDN para a conferência de Ponta Delgada que será presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, a açoriana Berta Cabral, contando ainda com um painel de conferencistas de grande reconhecimento onde se encontra outra açoriana, Ana Maria Bettencourt, antiga deputada à Assembleia da República, com um vasto currículo ligado à Educação.

Os outros conferencistas são Carlos Fiolhais, físico e conhecido divulgador da Ciência em Portugal; Elvira Fortunato, investigadora que liderou a equipa científica que desenvolveu o transístor em papel e ainda Fernando Egídio Reis, atual secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Como é normal nas conferências "Ter Estado", para além do painel de conferencistas, foram também convidadas a estar estar presentes amanhã na Universidade dos Açores várias personalidades ligadas à Educação nos Açores, bem como representantes das principais entidades civis e militares.

Os convidados terão a oportunidade de colocar questões por escrito aos conferencistas, antes da sessão se iniciar, para um primeiro momento do debate dirigido pelo seu moderador, Manuel Queiroz. Numa segunda fase, o debate será aberto às intervenções dos participantes.

A conferência de esta sexta-feira na Universidade dos Açores começou a ser preparada em meados de fevereiro, com uma mesa redonda na delegação do IDN na cidade do Porto e que reuniu os contributos de quase duas dezenas de personalidades ligadas à área da Educação. Um resumo desse trabalho será, aliás, apresentado num vídeo que será exibido, logo a seguir à sessão de abertura da conferência de Ponta Delgada. O ciclo de conferências ‘Ter Estado’ pretende promover uma série de debates públicos descentralizados pelo país e uma reflexão relevante sobre o papel do Estado no século XXI nas mais diversas áreas das políticas públicas.

O IDN é um centro de pensamento estratégico sobre questões da Segurança e Defesa nacional, promovendo a investigação, a formação, o debate e a divulgação de ideias.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.