Açoriano Oriental
Instituto da Defesa Nacional debate Educação em Ponta Delgada (vídeo em direto)
O anfiteatro I do Complexo Científico da Universidade dos Açores (UAç), em Ponta Delgada, vai ser palco, esta sexta-feira, a partir das 10 horas, da 9º conferência do ciclo "Ter Estado", promovido pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN) por todo o país, abrangendo um conjunto muito variado de temas e que, nos Açores, vai ser dedicada à Educação.
Instituto da Defesa Nacional debate Educação em Ponta Delgada (vídeo em direto)

Autor: Rui Jorge Cabral

“O Estado tem educação? Debate sobre Educação, Ciência e Tecnologia” é o desafio lançado pelo IDN para a conferência de Ponta Delgada que será presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, a açoriana Berta Cabral, contando ainda com um painel de conferencistas de grande reconhecimento onde se encontra outra açoriana, Ana Maria Bettencourt, antiga deputada à Assembleia da República, com um vasto currículo ligado à Educação.

Os outros conferencistas são Carlos Fiolhais, físico e conhecido divulgador da Ciência em Portugal; Elvira Fortunato, investigadora que liderou a equipa científica que desenvolveu o transístor em papel e ainda Fernando Egídio Reis, atual secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Como é normal nas conferências "Ter Estado", para além do painel de conferencistas, foram também convidadas a estar estar presentes amanhã na Universidade dos Açores várias personalidades ligadas à Educação nos Açores, bem como representantes das principais entidades civis e militares.

Os convidados terão a oportunidade de colocar questões por escrito aos conferencistas, antes da sessão se iniciar, para um primeiro momento do debate dirigido pelo seu moderador, Manuel Queiroz. Numa segunda fase, o debate será aberto às intervenções dos participantes.

A conferência de esta sexta-feira na Universidade dos Açores começou a ser preparada em meados de fevereiro, com uma mesa redonda na delegação do IDN na cidade do Porto e que reuniu os contributos de quase duas dezenas de personalidades ligadas à área da Educação. Um resumo desse trabalho será, aliás, apresentado num vídeo que será exibido, logo a seguir à sessão de abertura da conferência de Ponta Delgada. O ciclo de conferências ‘Ter Estado’ pretende promover uma série de debates públicos descentralizados pelo país e uma reflexão relevante sobre o papel do Estado no século XXI nas mais diversas áreas das políticas públicas.

O IDN é um centro de pensamento estratégico sobre questões da Segurança e Defesa nacional, promovendo a investigação, a formação, o debate e a divulgação de ideias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados