Açoriano Oriental
Instabilidade nos taludes inviabiliza regresso a casa na Fajãzinha
A instabilidade dos terrenos condiciona a operação hoje iniciada de remoção de grandes quantidades de lama e entulho acumuladas no centro da Fajãzinha desde sexta-feira, assim como o regresso a casa dos seus cerca de 80 habitantes.
Instabilidade nos taludes inviabiliza regresso a casa na Fajãzinha

Autor: Lusa/AO On LIne

Devido aos deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas aquela localidade do concelho das Lajes das Flores ficou isolada, sendo evacuada por decisão das autoridades.

Face à instabilidade dos taludes, a intervenção das máquinas hoje iniciada pode originar novos deslizamentos de terras, declarou à agência Lusa o diretor regional dos Equipamentos e Transportes terrestres que acompanha a operação.

Miguel Costa sublinhou que, por isso, o regresso a casa dos habitantes da Fajãzinha, na sua maioria alojados no aldeamento turístico da Coada, só deverá ocorrer de forma gradual.

Apesar de se esperar que na quinta-feira seja reposto o fornecimento de eletricidade à freguesia e de já estar transitável uma via de acesso à Fajãzinha o retorno dos seus habitantes só será possível quando estiverem garantidas condições de segurança, referiu.

“Só com o desenvolvimento da operação agora iniciada se poderá concluir sobre a eliminação dos riscos”, referiu Miguel Costa, admitindo que uma parte da freguesia se revela menos vulnerável a novos deslizamentos.

Segundo acrescentou, o núcleo central da localidade, que se desenvolve em torno da igreja, há “risco de haver novos deslizamentos”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados