Açoriano Oriental
Iniciativa sobre futuro da Grécia cabe a Atenas
O presidente do Eurogrupo, Jeoren Dijsselbloem, disse, em Bruxelas, preferir uma solução que passe pela extensão do programa de assistência à Grécia num curto prazo, enquanto se negoceia uma de longo prazo, sublinhando que a iniciativa pertence a Atenas.
Iniciativa sobre futuro da Grécia cabe a Atenas

Autor: Lusa/AO online

 

"Falamos numa extensão do programa porque este ainda vigora", adiantou Dijsselbloem, sublinhando que a Grécia tem até ao final da semana para decidir, podendo ser marcada uma nova reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

"É muito claro que o próximo passo tem que ser dado pelas autoridades gregas e, tendo em conta o calendário, estamos reduzidos a esta semana", disse o presidente do Eurogrupo, em conferência de imprensa.

Do lado do Eurogrupo, a proposta que está em cima da mesa é a da extensão do atual programa, sublinhou, porque "é a que permite que se ganhe o tempo necessário" para debater com Atenas as pretensões gregas.

"Há flexibilidade no programa, mas há que assegurar que os progressos feitos não se perdem", salientou.

Na mesma linha, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, considerou que a proposta apresentada à Grécia pelos outros 18 países do Eurogrupo é a que melhor serve os interesses de todos.

"Temos que ser lógicos e não ideológicos, há que encontrar uma maneira de respeitar a escolha dos gregos e as regras europeias.", adiantou Moscovici.

Extensão do programa em vigor, aproveitar a flexibilidade neste prevista e rever as medidas possíveis é a proposta europeia.

A negociação de um novo memorando - adiantou Dijsselbloem - é possível, mas "um novo programa seria sempre sobre a sustentabilidade da dívida, a estabilidade financeira, com medidas populares e outras impopulares".

Pela parte do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde lembrou que o prazo é mais longo, "mas o programa tem que ser avaliado com urgência e só há novo desembolso depois desta".

A reunião de hoje em Bruxelas dos ministros das Finanças da zona euro terminou mais cedo que o previsto, após a Grécia ter rejeitado liminarmente uma proposta de compromisso apresentada pelo Eurogrupo.

Uma nova reunião pode ter lugar na sexta-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados