Inglês obrigatório no 3.º ano e regras para dar aulas hoje publicadas em DR

Inglês obrigatório no 3.º ano e regras para dar aulas hoje publicadas em DR

 

Lusa/AO Online   Nacional   12 de Dez de 2014, 12:04

A obrigatoriedade de começar a aprender inglês no 3º ano de escolaridade foi aprovada esta sexta-feira em Diário da República num diploma que cria um novo grupo de recrutamento para ensinar a língua aos mais novos.

 

No próximo ano letivo, todos os alunos do 3.º ano passam a ter, pelo menos, duas horas de inglês por semana, sendo que o diploma permite às escolas “proporcionar o complemento ou a iniciação anterior do estudo desta língua”, caso tenham capacidade para o fazer.

A obrigatoriedade do inglês só será aplicada aos alunos do 4.º ano no ano letivo seguinte (2016-2017), define o diploma aprovado no mês passado em Conselho de Ministros.

O decreto-lei 176/2014 cria também um novo grupo de recrutamento de professores de inglês para o 1.º ciclo (120), definindo um novo ciclo de estudos de mestrado destinado à formação dos docentes.

Para garantir o recrutamento destes professores, será realizado no próximo ano um primeiro concurso extraordinário, segundo o diploma hoje publicado em Diário da República (DR).

Terão habilitação profissional para dar aulas, "aqueles que tenham adquirido o grau de mestre em ensino de Inglês e de outra língua estrangeira no ensino básico (...) e que, no âmbito do ciclo de estudos de mestrado, tenham realizado a prática de ensino supervisionada de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico".

Além destes, os titulares do grau de licenciado do curso de Professores do Ensino Básico, variante de Português e Inglês, que estejam ou tenham estado vinculados ao 1.º ciclo também poderão dar aulas de inglês.

O Governo defende ainda que “com o objetivo de harmonizar e tornar coerente todo o ensino da língua inglesa, estão em curso diversas medidas, designadamente, a definição de metas curriculares para o 1.º ciclo do ensino básico e a consequente adequação das metas curriculares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico”.

Nos últimos anos, o Ministério da Educação e Ciência tem implementado gradualmente medidas relacionadas com esta língua: primeiro passou a ser obrigatório a partir do 5.º ano, em 2012 foram definidas as metas curriculares para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, entretanto passou a ser possível ensinar inglês no 1.º ciclo e agora será obrigatória a partir do 3.º ano de escolaridade.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.