Açoriano Oriental
Inflação na zona euro e "Livro Bege" da Fed centram atenções dos investidores
O valor final da taxa de inflação na zona euro em setembro e a divulgação do "Livro Bege" pela Reserva Federal (Fed) norte-americana, deverão centrar a atenção dos investidores esta semana.
Inflação na zona euro e "Livro Bege" da Fed centram atenções dos investidores

Autor: Lusa / AO online

 

“Espera-se que o valor final da taxa de inflação na zona euro em setembro confirme um aumento de preços no consumidor de apenas 0,3% em termos homólogos”, segundo antecipou à Lusa o analista de mercados do Millennium investment banking, Ramiro Loureiro.

A par da taxa de inflação, serão conhecidos dados referentes à balança comercial do conjunto de países do euro, na quinta-feira.

De salientar, no mesmo dia, a divulgação nos Estados Unidos pela Reserva Federal (Fed) de Filadélfia do indicador de sentimento empresarial do seu distrito. Será igualmente conhecida a produção industrial norte-americana de setembro.

Também esta semana, na terça-feira, deverão ser divulgados dados de inflação de setembro relativos a diversos países, nomeadamente: França, Espanha, Itália e Reino Unido.

Os investidores estarão atentos, no mesmo dia, ao indicador alemão ZEW Survey de outubro, que deve apontar para uma degradação da confiança na situação atual e nas expetativas dos analistas e investidores institucionais para os próximos seis meses.

Já na quarta-feira, será divulgado o valor final da taxa de inflação alemã de setembro, dos saldos espanhóis da balança comercial e da balança de transações correntes e da taxa de desemprego do Reino Unido.

Nos Estados Unidos, serão conhecidas as variações do índice de preços no produtor e as vendas a retalho de setembro, bem como o “Livro Bege” da Reserva Federal (Fed).

Por último, para sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá divulgar o índice de preços de consumidor de Portugal. O Eurostat dará a conhecer dados sobre o crescimento de registos de novos automóveis na União Europeia, relativos a setembro.

Nos Estados Unidos, serão conhecidos dados de imobiliário relativos a setembro. A Universidade de Michigan irá divulgar o valor preliminar do seu Índice de Confiança dos Consumidores sobre o mês de outubro.

Também esta semana, Alemanha, França, Itália e Portugal regressam aos mercados, através da emissão de dívida pública.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados