Açoriano Oriental
Economia
Inflação desacelera em Junho na Zona Euro
A taxa de inflação na Zona Euro desacelerou para os 1,4 por cento em Junho, face ao mesmo mês de 2009, com Portugal a manter-se nos 1,1 por cento pelo segundo mês consecutivo, divulgou esta quarta-feira o Eurostat.
Inflação desacelera em Junho na Zona Euro

Autor: Lusa / AO online
O valor para Portugal tinha sido já divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na segunda-feira, destacando-se as contribuições negativas nas classes do vestuário e calçado e das comunicações.

Como contribuições positivas para a variação homóloga do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), de acordo com o INE, destacam-se as registadas nas classes dos transportes – que ainda assim diminuiu acentuadamente entre Maio e Junho – e da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis.

Segundo os dados do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, a inflação da zona euro caiu dos 1,6 por cento verificados em Maio (a mais alta registada desde Dezembro de 2008), para os 1,4 por cento em Junho.

Nos 27 países-membros da União Europeia, a taxa de inflação de Junho baixou dos 2 por cento (observados em Maio e Abril) para os 1,9 por cento.

As taxas de inflação mais baixas nos Estados-membros, de acordo com o Eurostat, observaram-se na Irlanda (-2,0 por cento), Letónia (1,6 por cento) e Holanda (0,2 por cento), enquanto as mais elevadas registaram-se na Grécia (5,2 por cento), Hungria (5, por cento) e Roménia (4,3 por cento).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados