Açoriano Oriental
INE divulga hoje taxa de desemprego do 2º trimestre
Os analistas contactados pela Lusa antecipam que a taxa de desemprego se mantenha descendente no segundo trimestre deste ano, em linha com a tendência mais recente.
INE divulga hoje taxa de desemprego do 2º trimestre

Autor: Lusa/AO Online

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anuncia hoje as estatísticas do emprego relativas ao segundo trimestre de 2014, sendo que a taxa de desemprego atingiu os 15,1% no primeiro trimestre.

Filipe Garcia, analista da Informação de Mercados Financeiros (IMF), disse esperar uma "continuação da tendência de queda lenta mas continuada da taxa de desemprego", destacando que esta é uma tendência que se tem registado em Portugal "já há algum tempo".

O analista afirmou que a trajetória recente de queda da taxa de desemprego é também "uma tendência pan-europeia", pelo que é algo que "faz sentido continuar a acontecer", mas salvaguardou que "são sempre números difíceis de avaliar".

Os economistas do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, consideraram recentemente que "de forma algo surpreendente", o mercado de trabalho "continua a dar sinais de melhoria de magnitude superior ao que seria de esperar, tendo em conta o crescimento ténue do Produto Interno Bruto".

O NECEP calcula que a taxa de desemprego tenha caído pelo quarto trimestre consecutivo, para os 14% no segundo trimestre do ano.

De acordo com o Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal recuou para 14,1% em junho, uma descida de duas décimas face a maio e de 2,5 pontos percentuais face a junho de 2013.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados