Açoriano Oriental
Incremento da atividade sísmica registado ao largo da Graciosa
A Proteção Civil dos Açores informou hoje que tem sido registado desde segunda-feira um "incremento da atividade sísmica" ao largo da Graciosa, mas referiu que nenhum evento sísmico foi sentido pela população.
Incremento da atividade sísmica registado ao largo da Graciosa

Autor: Lusa/AO Online

Um comunicado emitido de manhã pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores explica que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), tem vindo a ser registado, desde as 07:55 locais (mais uma hora em Lisboa) de segunda-feira, um incremento da atividade sísmica numa região epicentral localizada no mar, entre 18 e 20 quilómetros a este/sueste da freguesia da Praia, na ilha Graciosa.

As autoridades adiantam que foram já registados 38 eventos, todos de baixa magnitude, tendo o mais forte ocorrido às 12:45 locais de segunda-feira, com magnitude 2 na escala de Richter.

Não há informação de qualquer evento ter sido sentido pela população, mas o CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

A presidente do CIVISA, Teresa Ferreira, explicou à agência Lusa que "diariamente é registada no arquipélago dos Açores sismicidade ao longo de um segmento que abrange principalmente os grupos central (Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa) e oriental (São Miguel e Santa Maria)".

No caso do incremento da atividade ao largo da Graciosa, a responsável sublinhou que se trata de "uma sismicidade caracterizada por apresentar baixa magnitude", acrescentando que "a distância a que se localiza da ilha Graciosa faz com que nenhum destes sismos tivesse sido sentido pela população".

Contudo, Teresa Ferreira admitiu que possa ocorrer um sismo de "maior magnitude" e sentido pela população.

"Mas, a noite foi bastante mais tranquila e há apenas a registar mais um evento ao longo das últimas horas", indicou, esta manhã.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados