Açoriano Oriental
Inaugurada loja que concentra o atendimento da CMPD (vídeo)
Foi segunda-feira inaugurada a Loja do Munícipe - PDL Total no local onde se situava o antigo Gabinete de Apoio ao Munícipe e que tem como objetivo concentrar todos os serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD).
Carregando o video...

Autor: Cátia Madalena Soares

O presidente da autarquia, José Manuel Bolieiro, referiu na inauguração que “este é um espaço novo e não vem substituir o que antes existia”, acrescentando que “cria uma novidade de missão”. Explicou que a Loja do Munícipe dá a oportunidade às pessoas de resolverem todas as questões na CMPD num só espaço e “num só momento”.

Neste espaço, a população poderá resolver todas as “questões, problemas, sugestões e requerimentos sem reserva e confidencialidade”, adiantou, dizendo que “para esse efeito há outro espaço”.

A Loja do Munícipe - PDL Total tem disponível inúmeros serviços. Funcionarão todos os serviços de atendimento como contraordenações e execuções fiscais, ambiente, expediente, geral, obras, consultas públicas, prestação de informações sobre procedimentos, taxas e licenças, água e saneamento, entre muitos outros.

“Tudo é tratado no mesmo sítio e com o mesmo colaborador”, referiu José Manuel Bolieiro. “Aliás, todos os colaboradores aqui presentes tiveram formação especializada para o funcionamento deste serviço”, acrescentou.

Os únicos assuntos que não podem ser resolvidos neste espaço são questões que dizem respeito a confidencialidades, nomeadamente, de ação social, do cemitério e polícia municipal. “Temos um gabinete especial para um atendimento de maior reserva”, afirmou o presidente da Câmara.

Quanto ao investimento feito para a criação da Loja do Munícipe, José Manuel Bolieiro salientou que “foi feito um investimento com a prata da casa, com os nossos colaboradores”. “Quer o desempenho do recurso humano, quer o material adquirido, quer a própria conceção, foi feito sempre com recursos endógenos dos serviços da Câmara Municipal de Ponta Delgada”, disse. Revelou ainda que o investimento rondou os 50 mil euros.

“Estamos a começar bem numa mudança de atitude e de modernização administrativa dos nossos serviços e de uma relação entre o município e o munícipe”, salientou, acrescentando que quer “uma administração ao serviço do munícipe”.

Foi referida ainda a importância “de fazer levantamentos comparados”, pois é uma questão “fundamental para uma boa gestão”. Assim, foram visitadas várias lojas do munícipe por todo o país “para ver o que melhor há e ainda poder melhorar com a nossa própria capacidade criativa”, finalizou o presidente da Câmara.

Nas primeiras duas horas após a abertura do espaço, que funcionará nos dias úteis das 9h00 às 16h00, foram atendidas 90 pessoas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados