Açoriano Oriental
Ilhas do grupo Ocidental e Central dos Açores sob aviso laranja devido a tempestade
As ilhas do grupo ocidental e central dos Açores estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima e vento provocadas pela passagem da tempestade tropical Gaston.
Ilhas do grupo Ocidental e Central dos Açores sob aviso laranja devido a tempestade

 

De acordo com a informação disponibilizada no ‘site’ do IPMA, as ilhas das Flores e do Corvo (grupo ocidental) estão sob ‘Aviso Laranja’ entre as 12:00 e as 00:00 de hoje, devido à agitação marítima, vento e precipitação.

Nos grupos ocidental e central, as previsões apontam para vento “muito forte”, com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até oito metros nas Flores e Corvo e até seis metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

As ilhas do grupo central – Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa – estão sob ‘Aviso Laranja’ devido ao vento forte, que soprará de sul rodando para sudoeste, entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sábado.

O mesmo grupo de ilhas está ainda sob ‘Aviso Amarelo’ para a agitação marítima, sendo esperadas ondas de sudoeste, e precipitação, entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sábado.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o furacão desloca-se a 46 quilómetros/hora, devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de hoje.

A tempestade tropical vai atingir, sobretudo, as ilhas dos grupos Ocidental e Central.

Também 12 distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ mas devido ao tempo quente.

O aviso vigora para os distritos de Braga, Bragança, Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Vila Real e Viseu entre as 11:00 de hoje e as 22:00 de sábado, podendo prologar-se para o dia de domingo.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao final da manhã e nas regiões do interior durante a tarde.

O vento será fraco soprando moderado do quadrante leste nas terras altas até ao início da manhã, e de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Para os Açores, está previsto céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, pontualmente forte em especial durante a tarde.

Quanto às temperaturas máximas, para hoje estão previstos 37 graus Celsius em Évora; 36 em Beja, Santarém e Castelo Branco, 35 em Portalegre, 34 em Lisboa, Vila Real, Guarda e Bragança, 33 em Braga e Faro e 24 no Porto e Viana do Castelo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados